DOE

Partido liberal cresce nas eleições estaduais da Alemanha; anti-imigração também avança

Aconteceram ontem na Alemanha as eleições para os parlamentos dos estados de Saxony-Anhalt, Rhineland-Palatinate e Baden-Württemberg. Em uma eleição fortemente dominada pela questão dos refugiados – a Alemanha recebeu mais de 1 milhão de refugiados nos últimos meses – e com os resultados previstos até o momento (as eleições na Alemanha são totalmente feitas em papel, sem urnas eletrônicas), o partido conservador CDU, da chanceler Angela Merkel, perdeu espaço enquanto o partido liberal FDP e o partido anti-imigração AfD ganharam espaço.

No estado de Saxony-Anhalt, de acordo com os prognósticos, o conservador CDU manteve o controle do parlamento com 29,8% dos votos, mas agora o anti-imigração AfD ocupará 24,2% das cadeiras. O partido socialista The Left teve 16,3% do votos, seguido pelo partido social-democrata SPD (que faz parte da coalizão do governo Merkel) com 10,6%, o partido verde Greens com 5,2% e o partido liberal FDP com 4,9%. De acordo com a legislação eleitoral da Alemanha, um partido deve conquistar pelo menos 5% dos votos na eleição para fazer parte do parlamento – ou seja, neste caso o FDP está a 0,1% dos votos de participar do parlamento de Saxony-Anhalt.

No estado de Rhineland-Palatinate, a coalizão governista teve a ampla maioria dos votos, sendo 36,2% para o partido social-democrata SPD e 31,8% para o partido conservador CDU, seguidos pelo partido anti-migração AfD com 12,6%, pelo liberal FDP com 6,2% e pelo partido verde Greens com 5,3%. O partido socialista The Left teve apenas 2,8% dos votos e não deve fazer parte do parlamento.

Por fim, no estado de Baden-Württemberg, o grande vencedor foi o partido verde Greens com 30,3%, seguido pelo conservador CDU com 27%, pelo anti-imigração AfD com 15%, pelos social-democratas do SPD com 12,7% e pelos liberais do FDP com 8,3%. O partido socialista The Left obteve 2,9% dos votos no estado e não deve fazer parte do parlamento deste estado também.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...