Partido socialista quer acabar com Lei da Ficha Limpa para que Lula seja candidato

Em uma demonstração de desespero com a provável confirmação da condenação de Lula em segunda instância pelo TRF-4 na próxima quinta-feira (24), o PCO (Partido da Causa Operária), um dos partidos socialistas que atuam como linha auxiliar do PT (Partido dos Trabalhadores), pediu em sua página oficial no Facebook que a Lei da Ficha Limpa seja extinta.

De acordo com os socialistas, a lei deveria ser acabar “pelo direito da população a escolher seus próprios candidatos”.

A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) alterou algumas questões da Lei Complementar nº 64/1990 para impedir a candidatura de pessoas que tenham sido condenadas na segunda instância (órgão colegiado) da justiça por crimes como improbidade administrativa, crimes contra o patrimônio público, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, abuso de autoridade, entre outros.

A condenação de Lula na primeira instância, feita pelo juiz Sérgio Moro, foi por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por recebimento de vantagens indevidas do grupo OAS em decorrência de um contrato do Consórcio Conest/Rnest (em obras na Refinaria do Nordeste Abreu e Lima – RNEST e na Refinaria Presidente Getúlio Vargas), com posterior tentativa de ocultá-las por meio de um triplex em Guarujá. Caso a condenação seja confirmada pelo TRF-4, Lula será impedido de se candidatar nas eleições de 2018 por causa da Lei da Ficha Limpa.

Cabe lembrar que a Lei da Ficha Limpa surgiu por iniciativa popular, com a Campanha da Ficha Limpa, a qual coletou mais de 2,5 milhões de assinaturas.

PCO pede fim da Lei da Ficha Limpa para permitir que Lula seja candidato
Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

7 COMENTÁRIOS

  1. Essa lei da ficha limpa não seria mais um exemplo da canetada estatal redentora que vai transformar nossos candidatos e políticos em seres angelicais, probos e “preocupados com o social”? Quero mais é que se exploda mesmo.

  2. Esse PCO não tem nenhuma relevância em termos politicos e representa o que há de pior no mundo sindical … é mais um bando de vagabundos-arruaceiros da esquerda que não devemos nem dar 2 minutinhos de atenção …….

  3. Tudo leva a crer que Renan será reeleito senador. Num país assim, acho que a proposta do PCO está mais que justificada. A melhor definição para este hospício chamado Brasil é BANDIDOCRACIA. Neste caso, a lei da ficha limpa está apenas tirando os melhores candidatos da disputa. Deixemos de ser hipócritas e assumamos que o que importa, mesmo, é roubar.

  4. Retrocesso. A lei da ficha limpa deveria sem ampliada não só para aqueles que tenham sido condenados, mas também para qualquer um que tenha seu nome envolvido em processos. Porque, apesar de não ser possível comprovar determinadas “suspeitas”, isso não significa que o parlamentar seja inocente. Dizem que não existem crimes perfeitos, mas alguns demoram tanto tempo para se revelar que acabam prescrevendo. Ora, o atual presidente temer recebeu Joesley Batista na calada da noite, trataram de assuntos escabrosos e nada aconteceu (a respeito de Eduardo Cunha, “tem que manter isso aí…”, por exemplo). Os aliados do governo foram comprados com liberação de verbas e cargos políticos para votar contra o impeachment de Temer. Não fosse isso, hoje o país estaria livre desse corruptor, mas infelizmente, teríamos o Rodrigo Maia (a polícia diz que encontrou fortes elementos da prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o suficiente para se abrir um processo contra Rodrigo Maia) ou Eunício de Oliveira (Fachin autoriza segundo inquérito para investigar Eunício Oliveira na Lava Jato). Ou seja, Senado tem recorde de investigados: mais da metade dos senadores responde a acusações criminais no STF.

  5. Parece fake news, mas vindos desses caras não duvido nada.
    Eu só queria ver o empenho desses caras que só pensam em dinheiro (porque ideologia é conversa pra boi dormir) se o Estado no Brasil fosse mínimo porque no fim essa política se resume a isso: quem vai mandar no Estado e seu lucro quase infinito, ainda.

  6. Vamos fazer campanha é pra acabar com excrescências como PC O, PSTU, PSOL e a maioria destas porcarias que se dizem partidos políticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here