DOE

Criação de estado libertário atinge 20 mil inscritos e começa a virar realidade

O Free State Project, projeto libertário para tomar a política do estado americano de New Hampshire, atingiu esta semana a meta de 20 mil inscritos dispostos a se mudar para o estado em até cinco anos. A meta foi alcançada poucos dias antes do Liberty Forum, um dos maiores eventos libertários dos EUA, que ocorre no próximo dia 18 de fevereiro.
Quando a mudança de 20 mil libertários para o estado for efetivada, o projeto pretende influenciar diretamente as políticas públicas em New Hampshire – um estado com 1,3 milhão de habitantes e 495 mil votantes nas últimas eleições de 2014 (o voto não é obrigatório nos EUA) – a fim de criar políticas a favor do livre mercado e da redução do estado. Até o momento, 1915 libertários já se mudaram para o estado, o que resultou na eleição de 40 legisladores a favor da liberdade, incluindo 18 membros do projeto eleitos para a Câmara dos Deputados do estado (que possui 400 deputados distritais), além da criação de caixas eletrônicos de Bitcoin.
New Hampshire foi o primeiro estado americano a declarar independência da Coroa Inglesa, em 1776, e o primeiro a estabelecer sua própria constituição, além de ser um dos 13 estados-fundadores dos EUA. O estado não possui impostos sobre as vendas de produtos nem imposto de renda.
Em 2012, o candidato libertário Ron Paul foi o segundo mais votado nas primárias republicanas no estado (22,9%), ficando apenas atrás de Mitt Rommey (39,2%), que viria a ser o candidato republicano derrotado por Barack Obama. As primárias em New Hampshire para a escolha dos candidatos democrata e republicano para as eleições presidenciais americanas de 2016 ocorrem no próximo dia 9 de fevereiro.

Com informações do Free State Project, Elect Project, Mother Jones e NH.gov

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...