Criação de estado libertário atinge 20 mil inscritos e começa a virar realidade

O Free State Project, projeto libertário para tomar a política do estado americano de New Hampshire, atingiu esta semana a meta de 20 mil inscritos dispostos a se mudar para o estado em até cinco anos. A meta foi alcançada poucos dias antes do Liberty Forum, um dos maiores eventos libertários dos EUA, que ocorre no próximo dia 18 de fevereiro.
Quando a mudança de 20 mil libertários para o estado for efetivada, o projeto pretende influenciar diretamente as políticas públicas em New Hampshire – um estado com 1,3 milhão de habitantes e 495 mil votantes nas últimas eleições de 2014 (o voto não é obrigatório nos EUA) – a fim de criar políticas a favor do livre mercado e da redução do estado. Até o momento, 1915 libertários já se mudaram para o estado, o que resultou na eleição de 40 legisladores a favor da liberdade, incluindo 18 membros do projeto eleitos para a Câmara dos Deputados do estado (que possui 400 deputados distritais), além da criação de caixas eletrônicos de Bitcoin.
New Hampshire foi o primeiro estado americano a declarar independência da Coroa Inglesa, em 1776, e o primeiro a estabelecer sua própria constituição, além de ser um dos 13 estados-fundadores dos EUA. O estado não possui impostos sobre as vendas de produtos nem imposto de renda.
Em 2012, o candidato libertário Ron Paul foi o segundo mais votado nas primárias republicanas no estado (22,9%), ficando apenas atrás de Mitt Rommey (39,2%), que viria a ser o candidato republicano derrotado por Barack Obama. As primárias em New Hampshire para a escolha dos candidatos democrata e republicano para as eleições presidenciais americanas de 2016 ocorrem no próximo dia 9 de fevereiro.

Com informações do Free State Project, Elect Project, Mother Jones e NH.gov

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

4 COMENTÁRIOS

  1. De onde vem a receita pra custear o estado, se não vem da circulação de bens nem do ir local? Repasse federal, no caso?

  2. Defender a liberdade é defender a erradicacao do dinheiro. Enquanto o Estado mina a nossa liberdade em partes, a nossa vida praticamente inteira é controlada por esse pedaço de papel.

    • A moeda é apenas um meio de permitir as trocas voluntárias entre as pessoas de forma mais fácil. Seja o dinheiro emitido pelo estado ou o Bitcoin. O que sugere em troca? Voltarmos ao escambo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here