DOE

Projeto petista que regula e aumenta preços dos chocolates avança na Câmara

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que visa controlar e encarecer os chocolates e derivados. O texto, do relator Helder Salomão (PT-ES), é um substitutivo ao Projeto de Lei 851/2011, do ex-deputado Geraldo Guimarães (PT-BA), e outras propostas aprensadas. Se a medida se tornar lei, os fabricantes de chocolates serão obrigados a informar na embalagem o percentual de cacau dos produtos, sendo considerados “chocolate de verdade” apenas aqueles que apresentem de 20% sólidos de cacau (no caso do chocolate branco) até 32% (para o chocolate em pó).

Os fabricantes que não seguissem a regra seriam punidos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e outras legislações que se aplicam à industria de alimentos. O relator da proposta apresenta como justificativa o argumento de que os fabricantes procuram “iludir os consumidores”.

A medida prejudicaria diretamente os pequenos produtores que vendem produtos caseiros (os quais teriam que elevar os preços de seus produtos e se adequar a mais uma regulação estatal), as importações de chocolates (os quais também deveriam cumprir as medidas previsas no projeto) e os mais pobres, os mais atingidos pelos preços mais altos dos chocolates. As grandes indústrias com fábricas no Brasil seriam as maiores beneficiadas pelo projeto.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...