DOE

Salário médio dos trabalhadores na China ultrapassa salários no Brasil e no México

Após a China obter maior liberdade econômica, se tornando mais capitalista do que o Brasil, novos dados sobre os salários médios pagos em diferentes países mostram que os trabalhadores chineses já recebem um salário médio por hora mais alto do que os trabalhadores no Brasil, Argentina, México, Tailândia e Colômbia, acabando com o mito do “trabalho escravo” chinês.

Tanto o nível de salários na indústria quando nos demais setores da economia subiram nos últimos anos na China, ultrapassando todos os países da América Latina com exceção do Chile – o país mais capitalista da região – e já alcança 70% do valor pago em parte dos países que compõem a Zona do Euro.

Os dados foram compilados pela Euromonitor International e têm como fonte a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Eurostat e as agências de informações nacionais, tendo sido convertidos para dólares e ajustados de acordo com a inflação.

O salário médio na indústria da China triplicou, passando de $1.2 / hora em 2005 para $3.6 / hora em 2016, enquanto no mesmo período os salários caíram no Brasil (de $2.9 / hora para $2.7 / hora), no México (de $2.2 / hora para $2.1 / hora) e na África do Sul (de $4.3 / hora para $3.6 / hora). Outros países também apresentaram quedas nos salários médios dos trabalhadores da indústria: na Índia eles se encontram em torno de $0.7 / hora desde 2007 e em Portugal caíram de $6.3 / hora para $4.5 / hora, apenas 25% acima dos valores na China.

Salário médio por hora na indústria de diferentes países. Fonte: Euromonitor

Atualmente, os trabalhadores nas indústrias chinesas estão entre os mais bem pagos no país, mas o nível de salários têm aumentado em toda a economia. O salário médio chinês, levando em consideração todos os setores econômicos, subiu de $1.5 / hora em 2005 para $3.3 / hora em 2016, ultrapassando os níveis salariais no Brasil, Tailândia, Filipinas, Colômbia e México.

O tamanho do mercado doméstico chinês pode ajudar os trabalhadores locais a receber salários ainda maiores, na medida em que a China deve responder por cerca de 20% do mercado em diversos setores até 2020, alcançando uma importância econômica similar à América do Norte e à Europa Ocidental, o que levaria os fabricantes a se manterem no país apesar dos maiores custos. Novos avanços na produtividade chinesa podem elevar ainda mais os salários nos próximos anos.

Salário médio por hora levando em consideração todos os setores da economia, em diferentes países. Fonte: Euromonitor

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...