Secretaria da Fazenda do Ceará obriga supermercados a exigir CPF de todos os clientes

Uma nova medida de natureza arbitrária está pegando de surpresa os consumidores na cidade de Fortaleza, Ceará. A Secretaria da Fazenda do Ceará iniciou, neste mês de dezembro, uma medida que obriga que as grandes redes de supermercados da cidade a exigirem o CPF dos clientes na hora da compra, independente do valor da mercadoria.

O argumento que a secretaria utilizou em defesa da nova regra é que isso irá evitar a “concorrência desleal” e intensificar o combate à sonegação de ICMS. Não importa se consumidor esteja fazendo a feira do mês ou se vai tomar um cafezinho, o estado irá ter pleno acesso ao que ele consome e o valor gasto em cada compra.

A verdadeira natureza da ação é fechar ainda mais o cerco em cima dos empreendedores para extorquir mais impostos e cobrir os rombos nos cofres estatais.  Por ora, a medida ainda não é obrigatória para supermercados pequenos.

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here