Sem governo, a economia da Espanha será melhor que da Alemanha, por que será?

Como não tem sido possível estabelecer uma coalizão política para o comando da Espanha, o país está para passar dos 10 meses sem governo nacional. Embora uma situação como esta possa causar pânico nas pessoas menos informadas e nas acostumadas a suposta ordem social imposta pelo estado, a população do país não reclama. Na verdade, parece que está gostando bastante.

“Eu não estou nem um pouco preocupado com isso,” disse o aposentado Goyito de Camacho, que vive em Madrid. “Eu vejo na TV e nos jornais mas eles (os políticos) são todos iguais. Eles são uma escória que não se preocupa com o povo.”

A taxa de desemprego do país, que é uma das maiores do mundo, estava em 25,1% em 2015. Em março deste ano, era de 23% e a expectativa é que no próximo ano esteja abaixo dos 20%, algo inédito nos últimos 6 anos. Segundo cálculos do FMI, neste ano o país deve ter o maior crescimento da sua economia desde a crise de 2008, algo em torno de 3%. Um valor superior as expectativas da Alemanha e da França.

“Política na Espanha é caótica, os partidos só estão interessados neles mesmos”, disse o técnico de computador de 52 anos, Luis Alfonso. “Eles dizem que isto não está afetando a economia, mas eu já imaginava isso. Talvez nós ficaremos melhor sem governo mesmo.”

Não há um governo espanhol, mas as funções básicas do estado continuam, como os serviços públicos e o recolhimento de impostos. Não há promessas de aumento de impostos, nem de corte de gastos. Localidades como a Catalunha e o País Basco, fortalecem seu desejo de autonomia e há 10 meses o país não se depara com um pretensioso político e seu partido, com ideias “salvadoras” ou novas leis positivas, que prometem resolver um problema, mas tem como resultado a criação de muitos outros.

Dificilmente o país vá cumprir a ordem da União Europeia de cortar em €10 bilhões orçamento nacional, mas as cidades da Espanha seguem com seus cafés e restaurantes abarrotados e com as galerias de arte e magazines cheios de turistas. O preço do petróleo abaixou, assim como o custo dos aluguéis.

Políticos “são todos iguais. Eles são uma escória que não se preocupa com o povo.” – Goyito de Camacho

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here