DOE

Senadora petista Gleise Hoffmann culpa o setor privado pela crise financeira

 

Segundo a senadora petista  Gleise Hoffman, a crise de 2008 foi provocada pelo setor privado e foi internalizada pelo Estado. “O aumento da taxa de juros brasileira está intimamente ligado a isso. Internalizamos uma crise do setor privado, do setor financeiro. E aí vira discurso que temos que fazer austeridade fiscal, tirar de políticas públicas para dar dinheiro ao setor privado e pagar serviço da dívida”, criticou Gleisi, que em seguida deixou a mesa para participar da Comissão Especial do Impeachment.

A senadora só não soube explicar como o setor privado se beneficiaria de juros altos, visto que para conseguir créditos para realizar investimentos seria melhor com juros mais baixos, ou seja, o setor privado é o principal prejudicado com essa política de juros. Não é à toa que grandes empresas fazem lobby para conseguir empréstimos com juros subsidiados pelo BNDES.

Vale lembrar que os juros sobem principalmente devido ao excesso de gastos públicos, que obriga o governo a pegar dinheiro emprestado dos bancos e cria escassez de crédito. Essa escassez faz o banco central  subir a taxa de juros para aumentar a poupança e trazer liquidez nos bancos. Muitos esquerdistas como Gleise Hoofman acredita que ao invés de cortar os gastos públicos, o governo deve usar o Banco Central para imprimir dinheiro e injetar crédito no mercado. No entanto, esse tipo de política afeta principalmente os mais pobres que pagam a conta do governo com inflação.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...