Universitários propõem retirar Platão, Kant e Descartes do currículo porque são “filósofos brancos”

O Diretório Acadêmico da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres (SOAS, sigla em inglês) está propondo duas prioridades educacionais bem peculiares para o ano de 2017.

A primeira é “descolonizar” a instituição, exigindo que o estudo de “filósofos brancos” como Platão, Kant e René Descartes seja excluído do currículo dos cursos para dar lugar ao estudo de filósofos africanos e orientais. E caso o estudo desses “filósofos brancos” seja requerido, deve ser debatido com “pensamento crítico” para retirar o “legado de colonialismo estrutural e epistemológico” da universidade.

A segunda trata-se de uma campanha para pressionar a Universidade de Londres a providenciar bolsas de estudos e moradia para refugiados. O argumento é que a educação deve ir além das fronteiras, independente do status dos refugiados. Com isso, o SOAS pretende passar uma imagem progressista e diversificada.

A iniciativa foi criticada por diversos acadêmicos. O vice-chanceler da Universidade de Buckingham, Anthony Seldon, salientou que o politicamente correto está se tornando algo fora de controle e que o mundo tem que ser entendido como realmente é, e que a história não pode ser reescrita como alguns desejam.

Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

5 COMENTÁRIOS

  1. O lado bom de se tirar filósofos brancos do cronograma de um curso de filosofia e que assim você consegue o diploma mais rápido do mundo. Passa na secretaria em um dia para fazer a matrícula e volta no outro para pegar o diploma.

  2. Ouvi dizer que o politicamente correto vai ser homenageado pela escoladesambaputaqueospariunoposte. É vero o non è vero?

  3. Que barbaridade! Esses esquerdistas dizem que cor de pele não define caracter e dizem não fazer acepção de pessoas, mas estão excluindo pessoas pela cor da pele. Bando de hipócritas nojentos!

  4. Então também tem que tirar Marx, Engels, Gramsci, Marcuse…

    Parece até coisa do Joselito Miller…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here