DOE

Vigilância Sanitária assalta chef e joga 160 kgs de comida no lixo por “falta de selo”

A chef  Roberta Sudbrack usou as redes sociais nesta sexta-feira (15) para criticar o assalto praticado pela Vigilância Sanitária no restaurante dela dentro do Rock in Rio. De acordo com Roberta, foram roubados cerca de 160 quilos de alimentos, sendo 80 quilos de queijos e 80 quilos de linguiça fresca, ingredientes que seriam usados para fazer o sanduíche sudrockdog, e que foram jogados no lixo pelos assaltantes estatais.

A chef é conhecida por utilizar produtos artesanais de pequenos produtores de diferentes regiões do Brasil e afirma que os ingredientes foram previamente aprovados pelo controle do evento. Indignada com a ação, ela escreveu: “A vigilância sanitária do Rio de Janeiro invadiu o meu estande no Rock in Rio com quase 15 pessoas e decretou que os queijos brasileiros, bem como a charcutaria brasileira da melhor qualidade, meus fornecedores há pelo menos 20 anos, não são bons o bastante para comercialização. O motivo? Faltava 1 carimbo, um selo, uma coisa qualquer”.

Na opinião da chef, responsável pelas refeições no Palácio da Alvorada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o orgão agiu “sem nenhum bom senso ou razoabilidade”. Ela afirmou ainda que “todos os alimentos foram inspecionados pelos órgãos sanitários dos seus Estados”. 

Roberta informou que cancelou sua participação no festival. “Estou fechando a minha operação no Rock in Rio porque a minha ética, o meu profissionalismo e as minhas convicções não me permitem ver uma cena dessas. Comida da melhor qualidade sendo jogada fora enquanto tantas pessoas morrem de fome no mundo. O meu prejuízo provavelmente é do tamanho desse mesmo mundo, mas minha dignidade e as minhas crenças são maiores!”

Por fim, a chef afirmou que vai entrar com uma liminar para salvar o restante da mercadoria apreendida para doá-la a quem precisa. “E me comprometo não só a doar, mas preparar essa comida da melhor qualidade e da qual eu me orgulho de servir há mais de 25 anos”.

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro confirmação o assalto e declarou que um balanço final da operação será divulgado em breve. O órgão afirma que vai atuar diariamente no Rock in Rio com quarenta técnicos para pentelhar os estabelecimentos que comercializam alimentos, postos médicos, ambulâncias, salões de beleza, ambientes de uso comum, água de consumo, condições de trabalho e destinação do lixo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...