DOE

O capitalismo não gera crimes ambientais

O vazamento de rejeitos de bauxita da mineradora Hydro Alunorte, em Barcarena-PA, está em pauta na faniquitosfera. Um amigo meu, neurótico compartilhador de memes da esquerda, me provocou: “Aí está o capitalismo que você defende!”.

Primeiro, vamos esclarecer o que é capitalismo.

Capitalismo não é sistema. Capitalismo é o ambiente onde pessoas e empresas (um agregado chamado mercado) podem produzir, vender e comprar coisas umas das outras sem a interferência do governo. Capitalismo é liberdade comercial. Liberdade para as pessoas alocarem seus recursos e lucros em função de suas necessidades e desejos. Liberdade para indivíduos estabeleceram seus preços e suas condições. Liberdade para pessoas comuns fazerem suas escolhas.

O capitalismo não tem a pretensão de transformar seres humanos em anjinhos, acabar com todos os desvios de comportamento e transformar cidades em paraísos.

Os liberais defendem o capitalismo porque sabem que nenhum governo, por mais abnegados e competentes que sejam seus ocupantes, tem condições de perceber, avaliar e discernir sobre todas as variantes e atores que formam o mercado. Não tem condições de calcular todos os preços. Não tem condições de avaliar a história, as necessidades, os desejos e o merecimento de cada cidadão. A “mão invisível” de Adam Smith, o “plebiscito diário” de Ludwig von Mises e a “ordem espontânea” de F. A. Hayek se referem ao mesmo mecanismo de autorregulação do mercado, em que um conjunto de incontáveis e simultâneas decisões de pessoas comuns determinam quais produtos continuam ou desaparecem do mercado.

Para os liberais, cada indivíduo é o melhor gestor dos recursos que produz e das relações comerciais que estabelece, cabendo ao governo apenas a função de punir fraudes e agressões. Ou seja: para os liberais, toda pessoa está apta para a liberdade até que se prove o contrário.

Como conta a história, os países que mais se desenvolveram foram os que permitiram os maiores níveis de liberdade econômica para seus cidadãos. Inclusive, de acordo com a Heritage Foundation, os países que mais respeitam o meio ambiente são justamente aqueles que possuem maior liberdade econômica:

A esquerda, por sua vez, diz que o governo deve controlar as relações econômicas para impedir fraudes e agressões. Ou seja: sob a ótica socialista ninguém está apto para a liberdade e todos os indivíduos precisam estar subordinados a um controle central.

Compreendendo isso, compreende-se também que o capitalismo não explora ninguém, não destrói nada. Quem o faz são determinados seres humanos pelas mais diversas razões.

O vazamento de rejeitos de minério representa o crime de uma empresa cujos responsáveis devem ser julgados e punidos. Dizer que o capitalismo é responsável por um crime ambiental é a mesma coisa que dizer que a liberdade está destruindo o planeta.

Liberdade é um substantivo, não um verbo.

Para cada pessoa ou empresa que se aproveita da liberdade para fraudar, explorar ou agredir alguém, há milhares de pessoas e empresas vivendo e atuando honestamente.

Se tivesse fundamento a tese de que capitalismo, por si só, destrói a natureza, toda a Europa Ocidental estaria imersa na poluição.

É preciso saber lidar com os dissabores da liberdade.

Sociedades em que seus cidadãos possuem liberdade para dirigir automóveis estão sujeitas a acidentes de trânsito.

Sociedades em que seus cidadãos possuem liberdade para escolher o que comer estão sujeitas a casos de obesidade.

Sociedades em que seus cidadãos possuem liberdade para consumir bebidas alcoólicas estão sujeitas à casos de alcoolismo.

Sociedades em que homens e mulheres têm liberdade para se relacionar estão sujeitas a casos de violência doméstica.

Sociedades em que empresas têm liberdade para trabalhar estão sujeitas à displicência ou à má-fé de algumas.

A única forma de acabar com fraudes e abusos promovidos por empresas privadas é acabando com a existência delas. Foi o que os socialistas fizeram na URSS, em Cuba, na Coreia do Norte e na Venezuela. O resultado: as fraudes e os abusos acabaram, a comida e diversos outros produtos também.

A esquerda insiste que é possível um controle saudável da liberdade.

Liberais refutam essa tese lembrando que qualquer nível de controle depende de burocracia e regulamentação, privilegiando os mais ricos, as pessoas e empresas que têm poder financeiro para contratar despachantes e advogados e aqueles que corrompem agentes do governo, enquanto o restante da sociedade se perde nos labirintos criados pelo estado.

O Brasil é a mais escrachada comprovação disso. Pequenas empresas não conseguem desvendar a burocracia estatal, nem bancar os encargos trabalhistas, nem se ajustar às regulações redigidas por conluios entre políticos e grandes empresas sob o argumento de “proteger os interesses dos consumidores”. Burocracia e regulação criam e alimentam cartéis e esquemas de corrupção.

Portanto, as atividades econômicas devem ser facilitadas ao máximo pelo estado, cabendo ao governo concentrar seus esforços apenas na punição a fraudadores e agressores.

Para minimizar os riscos de crimes ambientais, basta que o estado deixa claro que os responsáveis irão para a cadeia e que as empresas pagarão pesadas indenizações.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...