DOE

São João e a guerra estatal contra os fogos de artifício

São João, especialmente no Nordeste, é a época de comemorar com a família, ouvir música, comer espiga de milho e é claro, soltar fogos. Fogos, os tão polêmicos fogos!

Amados por muitos e odiados por outros tantos, os fogos fazem parte da cultura nordestina há muitos anos. É muito comum presenciarmos jovens soltando bombinhas, acendendo seus artefatos em uma fogueira e é claro, a tradicional cena de um pai ensinando seu filho desde cedo a acender e soltar fogos. Como podemos perceber, no Nordeste as pessoas soltam fogos desde pequenas, da “chuvinha” e “vulcãozinho” até rojões, foguetes e afins.

Mesmo sendo algo tão tradicional na região, os fogos correm perigo graças à mentalidade autoritária de burocratas e engenheiros sociais. Todos os anos, no mês de junho, voltamos à clássica discussão da proibição dos fogos.

Os proibicionistas inventam inúmeras desculpas para justificar o seu totalitarismo como a famosa defesa da segurança: o estado deve proibir os fogos para nos proteger de nós mesmos e para impedir que nos queimemos durante a nossa diversão, citando sempre casos isolados da pessoa A ou Y que se queimou durante o ato. A justificativa não se diferencia muito da que os nazistas utilizaram para “proteger” o povo germânico e da que os socialistas utilizam para “nos proteger” do capitalismo selvagem e desenfreado. A nomenclatura varia, mas a mentalidade e o raciocínio são os mesmos.

Há também aqueles que afirmam defender a proibição dos fogos para proteger os animais porque eles seriam vítimas constantes do barulho provocado pelos fogos. Chegam até mesmo a fazer abaixo-assinados para proibir os fogos de artifício, mas qual seria o efeito líquido de tal proibição? E qual o custo?

Todas essas alegações sofrem de um grave problema estatístico. Quantas pessoas soltam fogos e quantas se machucam por isso? Cuidar dos filhos que soltam fogos é função dos pais ou do estado? Quantos animais domésticos existem e quantos possuem medo de fogos? Dos que possuem medo de fogos, quantos morreram ou tiveram algum problema por isso? Nenhuma dessas perguntas é respondida pelas alegações generalistas, vazias e sem quaisquer referências. Lembrando que eventuais exceções não anulam a regra.

A questão econômica também é ignorada (propositalmente ou não) por aqueles que defendem a proibição. Muitas pessoas dependem do comércio de fogos, um mercado que emprega milhares de pessoas. Sergipe, por exemplo, é conhecido por ter a maior guerra de Buscapé e a cidade do Barco de Fogo, em Estância, que reúne milhares de pessoas durante o São João. É uma cidade pequena que tem como atividade mais lucrativa o São João justamente por causa dos fogos. Seria justo destruir toda a economia de um município em nome da mentalidade coletivista e autoritária?

Os proibicionistas defendem a violação sistemática das nossas liberdades individuais com uma visão infantil e paternalista de que o estado deve proibir tudo aquilo que eles não gostam. Mais que isso, é uma tentativa clara de destruir uma tradição nordestina. Aqueles que se dizem defensores das minorias e dos menos favorecidos querem acabar com a cultura de uma das regiões que mais carece de boas condições, destruindo a identidade de um povo! E esse é só o primeiro passo. Afinal, como dizia o economista Friedrich Hayek: “A liberdade não se perde de uma vez, mas em fatias, como se corta um salame”.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...