DOE

Destruindo a farsa do “aumento da pobreza” na Argentina

A Folha de São Paulo e diversos blogs de esquerda divulgaram uma reportagem com o argumento de que a pobreza da Argentina aumentou graças às medidas liberais adotadas por Macri como a liberação do câmbio e a redução dos subsídios.

“A inflação provocada pelo fim do câmbio controlado e dos subsídios aos serviços públicos, promovidos pelo presidente Maurício Macri, fez com que 1,4 milhão de pessoas voltassem à pobreza na Argentina nos últimos três meses.”, disse a reportagem da Folha.

Primeiramente: se isso fosse realmente verdade, bastaria inverter a lógica (controlar o câmbio) e teríamos de volta 1,4 milhão de pessoas fora da pobreza. Ou melhor, por que não aumentar ainda mais o controle estatal sobre o câmbio e fazer o peso argentino valer mais que o dólar para erradicar a pobreza?

É claro que a solução da pobreza não é tão simples assim. Tem que ser muito ingênuo para pensar que resolveríamos um problema tão complexo com uma simples canetada dos burocratas. Mas, por incrível que se pareça, essa é a ideia passada na reportagem da Folha e de outros veículos de mídia.

O que aconteceu na Argentina não foi um aumento de pobreza, mas apenas a sua revelação. O controle artificial do câmbio impossibilitava o real cálculo econômico, logo o poder de compra dos argentinos tinha valores maquiados. Com o dólar oficial controlado, os argentinos podiam teoricamente comprar produtos importados mais baratos, isto é, tinham um poder de compra alto. No entanto, nem todos argentinos conseguiam adquirir o dólar oficial porque havia restrição do governo.

montadoreas dolar

Em outras palavras, os argentinos não tinham o poder de compra que as estatísticas do governo diziam porque para comprar os produtos, eles precisavam recorrer ao dólar paralelo, que era muito mais caro do que o dólar oficial.

dólar argentino

Quando o atual presidente Macri liberou o câmbio, o dólar oficial alcançou o dólar paralelo. Ou seja, revelou a situação caótica que estava escondida debaixo dos panos com as medidas de controle cambial.

Não houve aumento na pobreza na Argentina de fato, o que mudou é que os argentinos, ao invés de comprar dólar paralelo, começaram a comprar dólar oficial.

Além disso, o relatório divulgado pela ODSA (Observatorio de la Deuda Social Argentina), que foi usado como fonte pela grande mídia, não usa dados amostrais para calcular a pobreza, mas apenas uma projeção, uma simulação baseada nos dados do dólar oficial. Ou seja, o relatório considera o dólar artificial do governo Kirchner como se fosse o usado pela população, quando na verdade os argentinos sempre usaram o dólar paralelo (blue dolar), que era muito mais caro que o oficial.

E TEM MAIS: OS JORNAIS OMITIRAM OUTRA PARTE DA INFORMAÇÃO

Sim, é isso mesmo. Os jornais brasileiros e esquerda em geral, além de “esquecer” de mencionar que a informação era de uma simulação e não dados reais, também “esqueceu” de mencionar que mesmo na estranha projeção da pobreza feita pelo estudo, a projeção de abril mostra que a pobreza teria voltado a cair e que há um segundo índice (EAHU), que mostra uma pobreza menor do que a que foi divulgada pela mídia (EDSA). E o motivo desta queda é a redução do preço do dólar.

dados capturados

Em resumo: enquanto a Venezuela realmente apresenta uma elevação crônica da pobreza graças ao socialismo – ignorada por ampla parte da mídia – a esquerda brasileira está preocupada em utilizar simulações duvidosas e manipular dados para tentar mostrar que as medidas liberais de Macri estão dando errado. E isso é tão falso que 69% dos argentinos aprovam o governo Macri.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...