DOE

Após medidas liberais de Macri, empresas correm para investir na Argentina

Após as medidas liberais tomadas pelo governo Macri nos últimos dois meses, empresas do Japão, China, Coreia do Sul, Austrália e França iniciaram uma corrida para investir na Argentina, especialmente para explorar o lítio, uma matéria-prima essencial para fabricar baterias de celulares, automóveis elétricos e aparelhos eletrônicos. O interesse aumentou após Macri aumentar a abertura comercial do país e eliminar os impostos sobre exportações de minérios.

A sul-coreana Posco planeja investir milhões de dólares na província de Salta por 10 anos a fim de extrair 40 mil toneladas de lítio. O Orocobre, controlada por japoneses e australianos, também pretende investir na produção de lítio na província de Jujuy. A visita do presidente francês esta semana, Francoise Hollande, incluiu uma comitiva do grupo francês Eramet, o qual pretende investir 260 milhões de dólares em um projeto de lítio. O interesse na Argentina também é impulsionado pelos estados da Bolívia – que possui uma política nacionalista imposta pelo socialista Evo Morales – e pelo Chile – igualmente nacionalista após a eleição da também socialista Michele Bachelet – o que torna a Argentina o destino ideal de investimentos no setor.

Segundo estimativas da Secretaria de Mineração, a Argentina possui mais de 128 milhões de toneladas de carbonato de lítio. Para se ter uma ideia do tamanho desse estoque, apenas a produção japonesa na Argentina seria suficiente para suprir quase toda a demanda da indústria japonesa por baterias de lítio para celulares e automóveis.

Com informações do La Nación

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!