DOE

Após medidas liberais de Macri, empresas correm para investir na Argentina

Após as medidas liberais tomadas pelo governo Macri nos últimos dois meses, empresas do Japão, China, Coreia do Sul, Austrália e França iniciaram uma corrida para investir na Argentina, especialmente para explorar o lítio, uma matéria-prima essencial para fabricar baterias de celulares, automóveis elétricos e aparelhos eletrônicos. O interesse aumentou após Macri aumentar a abertura comercial do país e eliminar os impostos sobre exportações de minérios.

A sul-coreana Posco planeja investir milhões de dólares na província de Salta por 10 anos a fim de extrair 40 mil toneladas de lítio. O Orocobre, controlada por japoneses e australianos, também pretende investir na produção de lítio na província de Jujuy. A visita do presidente francês esta semana, Francoise Hollande, incluiu uma comitiva do grupo francês Eramet, o qual pretende investir 260 milhões de dólares em um projeto de lítio. O interesse na Argentina também é impulsionado pelos estados da Bolívia – que possui uma política nacionalista imposta pelo socialista Evo Morales – e pelo Chile – igualmente nacionalista após a eleição da também socialista Michele Bachelet – o que torna a Argentina o destino ideal de investimentos no setor.

Segundo estimativas da Secretaria de Mineração, a Argentina possui mais de 128 milhões de toneladas de carbonato de lítio. Para se ter uma ideia do tamanho desse estoque, apenas a produção japonesa na Argentina seria suficiente para suprir quase toda a demanda da indústria japonesa por baterias de lítio para celulares e automóveis.

Com informações do La Nación

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...
Fórum Liberal 2023: Boa Vista-RR recebe prêmio de capital com mais Liberdade para Trabalhar
A capital de Roraima, Boa Vista,...
Michel Temer é premiado pela Reforma Trabalhista e defende “respeito à vontade do povo”
O ex-presidente Michel Temer recebeu o...
Fórum Liberal 2023 discutiu avanço da liberdade para trabalhar nos estados
O Fórum Liberal 2023, organizado pelo...
Fórum Liberal 2023 discutiu o avanço da liberdade para trabalhar nos municípios
O Fórum Liberal 2023, organizado pelo...
Fórum Liberal 2023 debateu: é preciso regular motoristas e entregadores de aplicativos?
O Fórum Liberal 2023, organizado pelo...