DOE

Esquerda latina culpa Macri pela inflação criada no governo Kirchner

Assim como Dilma há dois anos atrás, o governo socialista de Cristina Kirchner também congelou preços na economia para segurar a inflação crescente no país. Mas na prática, o governo apenas maquiou o problema inflacionário criado pela expansão monetária com uma caneta e papel, isto é, criaram leis para proibir a subida dos preços. Além de esconder o problema, empresários eram obrigados a tomar prejuízo ou reduzir investimentos para compensar a perda inflacionária, e isso resultou em escassez de produtos e queda no crescimento econômico.

Para tentar retomar a economia, Macri, e inclusive o atual governo Dilma no Brasil, descongelou os preços. A medida trouxe de volta a inflação real que estava maquiada principalmente com o controle do cambio. Ou seja, foi uma tentativa de corrigir um problema criado no governo anterior, no caso argentino criado na gestão Kirchner e no Brasil criado pelo próprio governo do PT. Quando ocorreu os congelamentos no governo Kircher, o estado argentino não conseguia equilibrar as contas públicas e o setor privado  dificilmente tinha acesso aos dólares para importar. O mercado paralelo do dólar estava com preço muito acima do cambio oficial argentino, e estava sendo usado por empresários para investir no país. Os empresários argentinos faziam gambiarra para conseguir produzir.

A liberação do câmbio seguida de outras medidas liberais adotadas por Macri, como a desburocratização e redução de impostos, permitiu o aumento das exportações da Argentina e o aumento nos investimentos. E esse incremento nos investimentos podem resultar no futuro um crescimento econômico que vai pressionar a inflação para baixo assim como a taxa de desemprego. A liberação dos preços da economia na Argentina não criou inflação, apenas trouxe à tona o desastre da política socialista de Cristina Kirchner  e criou um cenário de melhora para o futuro da economia.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...