DOE

Guga Chacra chama Dia da Independência da Polônia de “nazista” e cônsul desmente

Em mais uma amostra do nível de fake news divulgadas pela velha mídia, o correspondente da GloboNews em Nova Iorque, Guga Chacra, divulgou em seu Twitter oficial que “cerca de 60 mil pessoas participaram de manifestação nazista na Polônia defendendo uma Europa apenas para os brancos”, replicando uma informação dada pelo jornal de esquerda inglês The Guardian.  A marcha, entretanto, ocorreu em comemoração ao Dia da Independência da Polônia (11 de novembro) e não teve caráter “nazista”.

A divulgação da informação falsa levou a cônsul da Polônia no Brasil, Katarzyna Braiter, a enviar diversas mensagens públicas ao correspondente da GloboNews para desmentir a falsa notícia. Nelas, a cônsul afirma: “como o Senhor persiste nas suas informacoes falsas a carta do Embaixador da Polonia protestando contra suas acusacoes em que o Senhor culpa todos os participantes por excessos somente de alguns vai ser enviada a redacao do Globo”.

Katarzyna também afirmou que a sua própria família “estava nesta passiata comemorativa e havia la excombatentes da II Guerra Mundial que lutaram contra nazismo” e que os poloneses mostram “repudio contra o nazismo e pessoas deste tipo que nao tem tolerancia para que isso nunca aconteca mais”. Confira:

https://www.facebook.com/CanetaDesesquerdizadora/posts/501104273606848

 

A Polônia foi um dos países mais devastados pelos nazistas. Uma semana depois da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop (até então, secreto) entre a Alemanha Nazista e a União Soviética, ambos os países invadiram a Polônia em setembro de 1939, deflagrando a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 6 milhões de cidadãos poloneses – quase 21,4% da população do país – morreram entre 1939 e 1945 como resultado da invasão e da guerra.

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...
ILISP processa governo federal contra plano de R$ 250 milhões para distribuir cloroquina
O Instituto Liberal de São Paulo...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!