DOE

A concorrência Uber versus táxis mostra a lógica do mercado: evoluir ou perecer

Antigamente, o bom taxista era aquele que conhecia a cidade como a palma da sua mão. Até o GPS aparecer. Depois, o taxista bom passou a ser aquele que conhecia os caminhos melhores nos horários de pico e sabia evitar o trânsito. Então veio o Waze. Mesmo assim, aqueles que tinham o melhor ponto e relacionamento com os clientes (ou pagavam o Radio Taxi) ainda levavam vantagem. Até a chegada do 99Taxi e EasyTaxi, aumentando o acesso ao usuário e dando mais segurança nas formas de pagamento.
Agora qualquer um com uma CNH tem a capacidade técnica para ser um taxista. Mas, para isso, tem que ter a licença da prefeitura ou trabalhar como motorista de frota pagando diárias, sonhar e guardar MUITO dinheiro (diversas notícias reportam de 150 mil a 1 milhão de reais, dependendo do ponto) para comprar sua licença estatal. Sendo que justamente por causa do aumento do “público-alvo” que a licença, ilegalmente vendida por uma máfia que atua há décadas, se valorizava.
Ai veio o Uber… com GPS, Waze, sistema igual ao 99 e Easy, carros melhores com banco de couro, motoristas bem vestidos, balinha, água e um sistema de cobrança mais inteligente, moderno, justo e geralmente mais barato.
Os chefões da máfia das licenças, que estavam sentados em sua “commodity”, ficaram malucos com seu “produto” se desvalorizando. De um dia para o outro, qualquer um com um carro de 60 mil reais e que seguisse os requisitos do Uber (atestado de antecedentes, CNH profissional etc.) poderia concorrer. O que eles fizeram? Apelaram para os sindicalistas e políticos que fazem lobby para a “categoria”. E deu no que deu: violência, ameaças, medo, dano ao patrimônio privado e um despreparo incrível das prefeituras para resolver a situação. Isso levou à “proibição” do Uber em São Paulo e em outras cidades, como a minha cidade natal, Campinas, por exemplo.
E foi um tiro no pé.
Taxistas e sindicalistas se sentiram com a razão, uma vez que o “papai” estado estava os defendendo e ficaram ainda mais violentos e ousados, chegando a chamar motoristas do Uber para agredi-los, a ineficácia da fiscalização da prefeitura ficou ainda mais evidente e ficou ainda mais claro o que todo liberal já sabe: não adianta proibir. Enquanto isso, a Uber continuava atuando e pagando as despesas de apreensões e danos físicos aos veículos e condutores, orientando seus motoristas a não entrar em confronto e a descarregar seus passageiros caso houvesse ameaça. E no fim tivemos a decisão judicial liminar que liberou o serviço em São Paulo.
Haddad, em ano eleitoral, está em uma sinuca de bico: sua fome reguladora quer controlar e taxar ainda mais o Uber para proteger uma classe que tradicionalmente vota e influencia votos, os taxistas não entendem e querem a proibição, e o restante da população quer opção e qualidade.
Por anos o cartel de táxis levou os preços às alturas (com a ajuda do estado) sem melhoria do serviço – e agora os taxistas estão algemados a esse modelo. Resta aos taxistas reformularem e modernizarem o sistema de cobrança para se livrarem das algemas da fome reguladora estatal. Ou simplesmente usarem o Uber.
Como tudo em um mercado com mais liberdade, chegou a hora do setor de táxis tomar a decisão: evoluir ou perecer.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...