DOE

A única forma de realmente reduzir a corrupção é reduzindo o tamanho do estado

Só vende favores quem tem favores para vender. Se o governo não estivesse atravessado no processo de mercado, isso é, se não houvessem regulamentações e interferências estatais na economia, não haveria espaço para que políticos fizessem suas manobras e conchavos.

A correlação entre liberdade econômica e baixo índice de corrupção é claríssima!
A correlação entre liberdade econômica e baixo índice de corrupção é claríssima!

Em um exemplo simples, por que o mercado de telecomunicações no Brasil é tão ruim (e tende a piorar, agora que a Vivo comprou a GVT)? Porque é um dos mercados mais regulados e engessados que temos no Brasil. O governo faz questão de impedir que haja concorrência nesse setor, o que em torno faz com que as poucas empresas que nele atuam ganhem muito dinheiro. Outro bom exemplo é o das construtoras envolvidas nos escândalos de corrupção que são destaque dos jornais hoje em dia – por que elas movimentaram tanto dinheiro? Porque os políticos permitiram que isso acontecesse ao aprovar projetos bilionários financiados pelo governo.

Quem se lembra que no começo dos anos 2000 a Microsoft quase foi fatiada em pedacinhos sob a acusação de que estaria monopolizando o mercado de softwares com seu combo Microsoft Windows + Pacote Office + Internet Explorer? Foi só Bill Gates começar a molhar a mão de lobistas em Washington que o caso sumiu das cortes e dos jornais. Depois disso a Microsoft nunca mais foi a mesma, se tornou uma empresa bem mais lenta e pouco inovadora, perdendo muitos de seus admiradores. O Internet Explorer sofre até hoje.

Como disse recentemente o Presidente do Conselho Federal da OAB sobre o sistema tributário brasileiro, ele “é feito para que ninguém consiga cumpri-lo, e, portanto, para que todos fiquem em mora com um estado acostumado a criar dificuldades para vender facilidades“. E é assim com praticamente todas as normas reguladoras, com todas as normas intervencionistas.

Qualquer um que tenha uma empresa ou que conhece um empresário bem sabe que o número de exigências burocráticas e tributárias para que o negócio funcione é enorme, praticamente impossibilitando-o de trabalhar e de manter seu negócio. Prosperar? Isso já é quase tabu, pecado, é proibido! Só prospera quem tem o aval do governo.

Não é só as alíquotas dos tributos que fustigam o pequeno e médio empresariado, mas navegar pelo emaranhado de leis tributárias chega a ser pior ainda que a mordida do leão!
Não é só as alíquotas dos tributos que fustigam o pequeno e médio empresariado, mas navegar pelo emaranhado de leis tributárias chega a ser pior ainda que a mordida do leão!

Como escapar dessa situação? Cortando o mal pela raiz. Diminuindo ao máximo as áreas de atuação do estado, minimizando ao máximo sua influência sobre o indivíduo e a economia — cortando os favores e facilidades que podem acabar no balcão de negócios dos agentes do estado. Quanto menos estado, menos achaques, menos abusos, menos corrupção.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...