DOE

Autonomia é melhor que qualquer canetada na educação

Jovens ingressam na faculdade sem saber a diferença entre “mas” e “mais” ou quando usar “por que” e “porque”. Não fazem a menor ideia de quanto gastam com crédito rotativo no cartão. Muitos não sabem o CEP das suas residências. Enquanto 38% dos universitários são considerados analfabetos funcionais, quase metade dos brasileiros não sabem que pagam impostos quando vão às compras, sendo que alimentos essenciais como o arroz, sofrem a incidência de quase 20% de impostos.

Permitir ao aluno escolher ir ou não às aulas de filosofia, sociologia, artes, educação física, literatura, história ou geografia, além de demonstrar um pouco de respeito ao indivíduo e sua autonomia, também será útil ao jovem que quer (e muitas vezes precisa) auxiliar o ofício da família, trabalhar no comércio, fazer um curso gratuito na internet ou aumentar a quantidade de livros lidos durante o mês. A iniciativa de quase dobrar a carga horária das aulas, de 800 horas para 1400 horas anuais, não ajuda nem um pouco a mudar um cenário amplo no ensino. Esta medida obrigaria um aumento no orçamento em R$ 1,5 bilhão de reais no ensino médio. O fato mais provável é que aumentar o tempo de permanência do aluno na escola, tenha um efeito contrário ao da intenção, estimulando ainda mais as desistências. Metade dos jovens de 15 a 17 não está matriculada no ensino médio e 16,2% dos alunos desistem da escola para trabalhar ou procurar trabalho.

A única diferença que uma decisão centralizada homologada por um presidente, governador ou prefeito poderá fazer para estes jovens, será aumentar a carga de impostos pagos pelas suas famílias. Para os 2 milhões de professores existem 3,1 milhões de auxiliares de escola e burocratas em secretarias da educação e a educação pública gasta 410% a mais com universitários do que com alunos do ensino básico.

Se você acha que deve defender melhores condições de educação à população, comece a promover a autonomia das escolas. Ajude a pressionar a extinção do monopólio de regras do MEC, para que os mais interessados, pais e professores, sejam livres para escolher o método pedagógico ou de ensino, liberando o homeschooling ou unschooling. Defenda uma “Escola sem Estado”.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...