Caso Shopping Pátio Higienópolis: um exemplo de como o Brasil precisa de menos estado

A construtora do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, resolveu fazer um terraço no andar superior do prédio.

Depois de um tempo, a então proprietária do imóvel resolveu cobrir o espaço e transformar em um novo andar do shopping para 13 lojas.

A prefeitura embargou a obra. Criou a dificuldade para vender a facilidade: R$ 4 milhões em propina para liberar a mudança.

A proprietária pagou, mas o esquema foi descoberto pelo Ministério Público e o alvará não saiu.

No meio tempo, a prefeitura criou, em 2012, uma nova regulação definindo um número mínimo de vagas de estacionamento por metro de shopping que o local, por ocupar um terreno bastante limitado, não consegue cumprir.

Resultado: recebeu uma multa de R$ 1,5 milhão e a empresa proprietária resolveu vender o prédio.

A nova proprietária, para resolver o problema do andar abandonado e se adequar à nova legislação de estacionamentos, resolveu demolir o andar fantasma, reduzindo a área ocupada do shopping.

E a demolição também foi embargada pela prefeitura por falta de alvará.

Dá pra entender por que os liberais dizem que o Brasil não vai pra frente por causa do excesso de intervenção estatal?

PS: No relatório Doing Business do Banco Mundial, que analisa os ambientes de negócios em 190 países, o Brasil é o 172° colocado no critério “obtenção de alvarás de construção”.

Vaquinha O ILISP tem atuado contra a legalização do aborto e em defesa do direito à vida no STF. Para custear a causa, lançamos uma vaquinha. Os interessados em nos ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

11 COMENTÁRIOS

  1. Felipe 31/05/2017 at 09:30 faço das minhas palavras a as suas. Mikhael Narduci 31/05/2017 at 13:16 esse é o pior problema do brasileiro atualmente: alguém fala a verdade e logo já vem as resposta do tipo “você é um herói, entre lá e faça melhor, você não é capaz, fique quieto e só trabalhe”. A maioria de nós (incluindo você) faria melhor sim mas para isso o ESTADO virou o nosso maior obstáculo. Veja os vídeos do ÉNEAS (o político mais sabotado pelo ESTADO) e veja como tudo isso que está acontecendo ele já tinha previsto assim como um monte de gente como o Olavo de Carvalho que de tão absurda que é a verdade são ridicularizados por falar a mesma. Nenhum país vive sem o ESTADO mais pode ser viver tranquilamente e bem melhor se ele for MENOR.

  2. Na verdade deveriamos fazer uma desobediência civil não pagando ou sonegando impostos onde for possivel, aí eu quero ver essa corja continuar nos roubando

  3. Mas invadir terreno e construir irregularmente, tudo bem? Desde que vc tenha uma facção criminosa no nivel do PCC instalada no local para peitar o Estado….ai sim os prefeitos respeitam voce.

  4. Brasil é um lixo. Um monte de cidadão parasita com adoração ESTATAL achando que precisamos de uma babá para ditar regras

  5. As vezes penso ser utopia esperar que autoridades abram mão de seus benefícios em prol de uma.massa difusa e não identificada. O apelo de cumprimento das leis vem sendo utilizado para coibir abusos cometidos por individuos poderosos, mas quanto tempo passará até que a lei venha finalmente em socorro destes? Quando esse dia chegar, qual argumento utilizar contra os poderosos de plantão? Respeito às leis? Não funcionará mais.

  6. “Quando a compra e a venda começam a ser regulados, a primeira coisa a ser comprada e vendida são os reguladores”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here