DOE

Defender “igualdade de oportunidades” é defender a maior desigualdade de todas

Entre as diversas bobagens ditas por Renato Janine Ribeiro em sua entrevista na Folha e por Gregório Duvivier em seu vídeo sobre o “liberalismo”, uma falácia que é repetida de tempos em tempos merece ser rebatida: a de que “liberalismo exige igualdade no ponto de partida”, ou seja, “igualdade de oportunidades”.

De acordo com Renato, “Lula e Dilma tiveram vários elementos liberais, a começar pelo Bolsa Família”, e Dilma “pode ser acusada de defender um maior papel do estado, mas (…) Dilma queria igualdade de oportunidades que é um tema liberal”.

Não, isso não é liberalismo.

Primeiro: as pessoas são naturalmente desiguais. Sempre haverá umas mais inteligentes do que outras, umas com melhor coordenação motora do que outras, umas com mais aptidão para A enquanto outras são melhores em B ou C. Fora isso, há toda uma diferenciação ao longo da vida: diferentes famílias, diferentes meios de atuação, diferentes modelos de pensamento, diferentes formas de acesso à informação, diferentes graus de instrução. Ou seja: nunca haverá “igualdade de oportunidades”.

Segundo: ter a “igualdade de oportunidades” como objetivo é defender uma lógica socialista, afinal, a única forma de buscar tal igualdade é por meio da coerção estatal. Não é à toa que Gregório utiliza tal lógica para defender mais impostos sobre heranças, por exemplo. De Cuba à Venezuela, não faltam exemplos de quais são os resultados dessa busca por “igualdade de oportunidades”: a imensa maioria da população igualmente pobre e muitas oportunidades de riqueza para os líderes da “Revolução” e seus amigos.

Se você quer falar sobre liberalismo e igualdade, a única que se adepta às ideias liberais é a igualdade de autoridade. Ou seja: um indivíduo não deve ser obrigado a se sujeitar a alguém. Daí decorre a independência individual: obrigá-lo a se sujeitar a um administrador (estatal) gera uma desigualdade de autoridade do corpo estatal (burocratas e políticos) em relação aos “pobres mortais”.

Daí decorre, portanto, toda a lógica liberal a favor de menos estado (tendendo a zero) e mais poder aos indivíduos: buscar uma sociedade onde uns não mandam em outros por fazerem parte de uma instituição coercitiva. Quem defende “igualdade de oportunidades” (ou seja, a ação estatal nesse sentido) é antiliberal: defende que poucos detenham um enorme poder para tomar o dinheiro a força de muitos em prol do “bem-estar social”.

Defender “igualdade de oportunidades” é defender a maior e mais injusta desigualdade de todas, a desigualdade de autoridades. E nada é mais antiliberal do que isso.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...