DOE

O caso Oi mostra como os liberais estão certos em lutar pelo livre mercado

Todos devem ter acompanhado os últimos acontecimentos em torno da Oi e sua recuperação judicial. É só o maior pedido dessa natureza na história do país. Qual a explicação para isso? O estado, simples assim.

Muitos foram levados a acreditar que o tema de telecomunicações é algo que deveria ser regulado e controlado pelo estado. A justificativa é sempre a ameaça de monopólio, e isso é claramente um mito.

Um exemplo é o caso da AT&T, nos EUA. Até 1894, essa empresa detinha todas as patentes da indústria, conferidas pelo estado. Em 1895, após a quebra das patentes, nasceram mais de 80 empresas nesse ramo. Em meros 13 anos, a AT&T havia perdido 51% do mercado.

Com a desculpa do período de guerra, o estado tomou de volta o controle em 1918 em uma canetada. Já em 1925, não havia mais concorrentes. O monopólio é possível somente por intermédio e vontade do estado, e raríssimas vezes no mercado de livre iniciativa.

Vejamos a trajetória da Oi. Em 1972, o Estado Brasileiro criou a Telebras, uma estatal dedicada às telecomunicações. Era um monopólio criado pelo estado e não uma malvada empresa capitalista.

Quem tem seus 40 anos ou mais lembrará que telefone fixo era um bem declarado no Imposto de Renda e fazia parte de inventário. É algo inconcebível para quem tem 30 anos ou menos de idade, mas telefone em casa era um luxo.

Em 1998, o estado decidiu quebrar a Telebras em 12 outras estatais. Em 1999, nasce a Telemar, atuando em 16 estados brasileiros. Em 2001, essas 16 empresas foram unificadas, e em 2002 nasceu a Oi. Em 2009, com uma “ajudinha” de Luis Inácio Lula da Silva, a Oi incorporou a Brasil Telecom usando dinheiro dos pagadores de impostos, obviamente com aquele “apoio” de milhões de reais à empresa do filho de Lula.

A Oi faz parte de um cartel (Oi, Tim, Vivo, Claro e Nextel) controlado pelo estado por meio da Anatel. Ninguém entra, ninguém sai. É um dos melhores exemplos de reserva de mercado bancada pelo corporativismo. Algo que só o estado pode proporcionar.

Fora os escândalos de corrupção, como nos casos Daniel Dantas e Brasil Telecom, a Oi há muito tempo amarga resultados horrorosos. Como exemplo mais recente, o prejuízo líquido da Oi no 1° trimestre de 2016 foi 316% maior que no mesmo período de 2015. Em 2013, a dívida líquida da Oi já somava R$ 29,5 bilhões. Esse barco já estava afundando faz um bom tempo, mas havia a proteção estatal para ajudar.

Em suma, a Oi já deveria ter dado “Tchau”. Caso não fosse o estado, isso já teria acontecido. Aliás, outras empresas já teriam aparecido e tomado o mercado da Oi. Você paga caro, tem um péssimo serviço, não tem muita liberdade de escolha – já que sua escolha na quase totalidade das vezes se restringe aos cinco logotipos autorizados pela Anatel – e graças ao mito do estado regulador que “protege” os cidadãos, você é que paga a (cara) conta.

É irracional ter medo de um mercado livre e sentir segurança dando tudo na mão de um agente corrupto e ineficiente, o estado. Enquanto as pessoas acreditarem que o estado deve intervir na economia, casos com o da Oi continuarão ocorrendo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...