Anunciada no sábado pelo ditador Nicolás Maduro, nunca clara demonstração de que até mesmo o governo venezuelano admite o fracasso do socialismo, a abertura da fronteira da Venezuela com a Colômbia, um dos países com a maior liberdade econômica da América Latina, levou 35 mil venezuelanos a cruzarem a fronteira em apenas 12 horas, de acordo com o governo colombiano. Muitos venezuelanos foram comprar arroz, farinha e remédios no país vizinho, enquanto outros iam com malas maiores. No último levantamento disponível até o momento, somente 10 mil pessoas tinham voltado à Venezuela.
O governador do estado de Norte de Santander, William Villamizar, aproveitou o dia para defender que a fronteira seja aberta novamente de forma definitiva, enquanto o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu ao comércio da região de fronteira que disponibilizasse o máximo de produtos possível para compra por parte dos venezuelanos. A fronteira entre Venezuela e Colômbia foi fechada em agosto de 2015 por ordem do ditador socialista Nicolás Maduro.
Assista a um trecho da saída dos venezuelanos em direção à Colômbia:
Pior é que este ditador maluco, se perceber que as pessoas não voltam, vão fechar definitivamente as fronteiras, a exemplo de Cuba (Com a diferença que em Cuba é mais fácil aprisionar seus moradores). O absurdo é defenderem ainda um sistema de governo destes. Socialismo e Comunismo nunca deram certo no Mundo.. Ou alguém já viu uma fila de gente assim entrando num País Socialista, querendo viver lá?