DOE

A verdade sobre os dados de homicídios nos EUA desmente a lógica desarmamentista

Nos últimos 15 anos, segundo o Centers for Disease Control and Prevention, o número de novas armas de fogo disponíveis nos EUA triplicou, com a indústria americana de armas fabricando 11 milhões de armas em 2013. Mas, para o espanto dos desarmamentistas, as taxas de homicídios nos EUA têm diminuído ano após ano, segundo o FBI, atingindo em de 2013 a menor taxa dos últimos 20 anos.

No entanto, sempre surgem matérias mencionando os EUA como um país violento e alegando que estados com leis menos restritivas para posse e porte de armas possuem mais mortes causadas por arma de fogo. O que essas matérias não mencionam, propositadamente e de forma desonesta, é que tais mortes são a soma de homicídios, suicídios e mortes acidentais causadas por arma de fogo. Tal tática foi inclusive usada numa matéria do programa de televisão Fantástico, como denunciado e exposto por Bene Barbosa no artigo O “Fantástico” mundo das mentiras sobre o desarmamento.

Entretanto, no último dia 22 de fevereiro tais mentiras voltaram a surgir por meio do músico Leoni. Em sua página no Facebook, o mesmo divulgou o seguinte gráfico:

leeeeoni

Para analisar a veracidade dos dados expostos, é necessário buscar fontes sérias e confiáveis, e os dados do FBI são excelentes para esse tipo de busca. Computando os dados sobre homicídios expostos no estudo Crime in United States 2013, elaborado pelo FBI, e os dados da NRA sobre as leis de armas em cada estado dos EUA, é possível verificar que os estados onde não há qualquer necessidade de permissão estatal para o porte velado de armas fogo possuem as respectivas taxas de homicídios por 100 mil habitantes:
Alaska: 5.6
Arizona: 4.7
Wyoming: 2.7
Kansas: 3.1
Maine: 1.6
Vermont: 1.6
Média: 3.21

Por outro lado, os estados em que o direito de portar armas de fogo é muito restrito possuem as seguintes taxas de homicídios por 100 habitantes:
Maryland: 6.1
California: 4.4
New Jersey: 3.9
New York: 3.1
Média: 4.37

Logo, é possível perceber que a média das taxas de homicídios nos estados em que o direito ao porte de arma é muito restrito tende a ser maior do que a média dos estados onde sequer é necessário uma permissão estatal para exercer esse direito. Em outras palavras: restringir o direito ao porte de armas, impondo restrições estatais, não garante a redução das taxas de homicídios.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...