DOE

Banco central fez pedaladas para pagar pedaladas dos bancos públicos

O Banco Central é o guardião da moeda do país, ou seja, é a única instituição federal com poder de imprimir dinheiro. Na prática, o BC expande a moeda com a compra de novos títulos públicos do governo emitidos pelo Tesouro Nacional, que pressiona a taxa de juros para baixo, uma medida para estimular a economia (estratégia defendida por economistas Keynesianos). E quando o governo pretende controlar a inflação, o Tesouro Nacional aumenta o endividamento público com a emissão de novos títulos para o mercado, os juros sobem para atrair compradores, normalmente os bancos privados e investidores externos, e, então, o Banco Central resgata esse dinheiro da economia. Ao pegar o dinheiro do mercado, o Banco Central guarda através da compra de ativos estrangeiros, como o tesouro americano, e aumenta a nossa reserva cambial e valoriza a moeda nacional.

É através dessas manobras de compra e venda de títulos que essas instituições teoricamente protegem a moeda,  mas na prática apenas desvalorizam o poder de compra dos cidadãos ou criam bolha de ativos. Porém, dessa vez o banco central fez algo atípico e ilegal. Segundo um estudo feito por economistas do Senado, os recursos do Banco Central não foram emitidos para o pagamento de dívidas do governo, e sim emprestados para o Tesouro Nacional realizar outras manobras. Semelhante ao que os bancos públicos fizeram em 2014, conhecido como pedaladas fiscais, o Banco Central criou dinheiro do nada, retirou da cartola R$ 50 bilhões de reais para quitar a dívida dos bancos públicos, os quais também retiraram da cartola dinheiro para pagar programas do governo federal. Ou seja, o governo forçou o Banco Central a fazer pedaladas para pagar as pedaladas dos bancos públicos.

No artigo da Constituição está muito claro o papel do Banco Central:

“Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo banco central.

§ 1º É vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira”.

E mais uma vez o governo federal desrespeita a constituição e continua a prejudicar os mais pobres com a inflação criada pela expansão monetária. Será que agora reforça os argumentos para o Impeachment?

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...