Congresso instala comissão para regular e taxar o Bitcoin e outras criptomoedas

Foi instalada, no último dia 30 de maio, uma comissão especial nas Câmara dos Deputados para confabular a regulamentação (rastreamento e controle) pelo Banco Central de negociações com moedas virtuais (especialmente o Bitcoin) e programas de milhagem de companhias aéreas. Os deputados Alexandre Valle (PR-RJ) e Expedito Netto (PSD-RO) são, respectivamente, o presidente e o relator da comissão.

De acordo com o Projeto de Lei 2303/15, do deputado Aureo (SD-RJ), que será discutido pela comissão, as justificativas para o controle estatal são: moedas virtuais apresentam “riscos contra a estabilidade financeira da economia” (como se, na prática, moedas descentralizadas não diminuíssem a geração artificial de inflação pelo estado e fossem menos manipuláveis por governos), podem “financiar atividades ilegais” e é necessário “proteger o consumidor” contra eventuais “abusos”. Cabe lembrar que, de acordo com a pesquisa de Segurança Econômica realizada pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, o método direto de lavagem de dinheiro mais utilizado é o dinheiro vivo, movimentados em bancos.

O deputado Alexandre Valle reconheceu a dificuldade de regular uma moeda virtual, mas defende a fiscalização das transações, reforçando a sanha autoritária tão característica do aparato estatal: “No caso de Bitcoin, a valorização é absurda, como é que uma moeda dessa pode valer 10 mil reais e ninguém controla, ninguém fiscaliza?” O deputado também acrescentou que o colegiado vai ouvir o Banco Central e a Receita Federal sobre a viabilidade de tributar as negociações, o que, na prática, é a real preocupação do Congresso.

Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

5 COMENTÁRIOS

  1. Brasil, o país da piada e dos impostos!
    Quando essa moeda custava apenas 1 dólar, ninguém queria saber dela.
    Agora que custa R$ 10.000,00 o governo quer taxar o negócio.
    É muita vagabundagem desses governantes mesmo! PQP!!!

    • Relaxa irmão, é impossível tentarem tributar, mas a comunidade estará se informando da melhor maneira possível de não ser roubado pela máfia estatal, abrçs.

  2. “No caso de Bitcoin, a valorização é absurda, como é que uma moeda dessa pode valer 10 mil reais e ninguém controla, ninguém fiscaliza?”

    HAHAHAHAHAHHA EU SÓ CONSEGUI ENTENDER: “COMO É QUE A GENTE VAI FAZER PARA GANHAR EM CIMA?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here