Crise na mídia: jornais e revistas têm a maior queda de vendas da história em 2016

O mercado editorial brasileiro está em crise. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o segmento Livros, Jornais, Revistas e Papelarias foi o que sofreu mais queda na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), provavelmente graças ao avanço da Internet.

O setor editorial teve recuo de 16,1% nas vendas em relação ao ano de 2015. De acordo com a pesquisa do IBGE, trata-se da “mais acentuada queda da série histórica”.

Apenas a circulação média dos cinco maiores jornais do Brasil teve retração de 6% em 2016 na comparação com o ano anterior. De acordo com o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), as médias mensais da circulação de Folha de S.Paulo, O Globo, Super Notícia e o Estado de S.Paulo caíram no último ano. A exceção foi o Zero Hora, quinto maior jornal do país, que ampliou ligeiramente média mensal de circulação de 197 mil exemplares em 2015 para 200 mil no ano passado.

Sustentando o título de maior jornal do País, a Folha teve recuo de 7,8% em sua circulação média. Na vice-liderança, a circulação do O Globo caiu 2,9%. O mineiro Super Notícia teve queda de 12,6% na média mensal de circulação de 2016 e o Estadão caiu 8,4%.

Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

8 COMENTÁRIOS

  1. A culpa da queda de vendas sao os proprios jornais impressos. O mundo e moderno e obriga eles a ter uma pagina digital,se nao existisse o mundo virtual os jornais venderiam mais

  2. A imprensa em.geral tem que ee reinventar e entender que a Teoria do Agendamento, a Espiral do Silêncio e a Desinformação acabou no mundo todo. O povo agora é protagonista da história e das mudanças.

  3. A imprensa deve ser livre, sim, mas com ética, responsabilidade, e principalmente, imparcialidade. O papel da mídia é levar informação ao povo de forma fidedigna, nunca pensar pelo povo.

  4. O problema é que muitos desses jornais possuem versões virtuais. Será que o número de assinantes e acessos caíram também???

  5. pagar por uma midia que somente tem mentiras? O brasileiro está caindo na real sobre a sanha de desinformacao da midia do nosso pais….

  6. O jornal que teve maior queda foi a Folha, e não me surpreende nem um pouco, pelo tamanho de asneiras socialistas que divulga todo o dia.
    O contraponto é o crescimento de portais na internet, como O Antagonista, que vale por umas três folhas…

  7. A decadência inclusive do setor televisivo. Está no tempo por serem os grandes esconderijos das porquices dessas categorias burras e inominadas de burocratas e picaretas que tomaram os poderes.
    Sempre contra o Brasil e o povo verdadeiro brasileiro.
    Há muito tempo, pelo menos 22 anos, quem sustenta os meios de comunicação e os jornalistas são as milionárias verbas de publicidade somadas às retiradas corruptas de fundos sociais pelos governos de estado para sustentá-las.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here