Dois partidos socialistas, PSDB e PSOL, se unem contra a venda da Cedae ao setor privado

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio vai votar contra o projeto de concessão privada para companhia de água do estado, a Cedae. Quem anuncia é o líder do partido, Luiz Paulo Corrêa da Rocha. Ou seja, além dele, Carlos Osório, Lucinha e Silas Bento serão contra a venda.

A medida é vista como um ato extremo de Pezão para tirar o estado do colapso financeiro.

“Não somos neo-liberais”, diz Luiz Paulo. “O estado precisa da Cedae por questões sociais, ela subsidia tarifa para ao menos 1 milhão de pessoas de baixa renda. E dá lucro ao estado”, afirma.

O alinhamento é o mesmo do Psol, que conta com cinco deputados.

11 COMENTÁRIOS

  1. Dizer que o PSDB (social-democrata) é socialista é equivalente a dizer que o PSC (social-cristão) também o é.
    Camilo Caetano, dividir o espectro político de forma boleana é sinal de pouco conhecimento sobre o tema: não creio que seja demagogia da sua parte.
    Espero que o ILISP cresça, mantendo-se realmente Liberal, mas com embasamento de causa.

      • Marcelo Faria, há diferença radical entre social-democracia e socialismo fabiano. A social-democracia não visa o socialismo, ela tem uma razoável liberdade econômica, mas utiliza o crescimento econômico para implantar o welfare state, um exemplo de social democracia é o que ocorre nos países nórdicos por exemplo. Já o socialismo fabiano visa o socialismo como objetivo final, corrompendo as bases culturais da sociedade e sufocando o setor privado com a alta carga tributária. O que ambos tem em comum é a defesa da alta carga tributária e taxação de grandes fortunas, mas se divergem em muitos pontos.

          • Marcelo,
            No artigo que você citou, o Humberto (PUC-SP) traça semelhanças e DIFERENÇAS entre a social-democracia, socialismo fabiano e bolchevismo. Ele citou que Lênin não reconhece os dois primeiros como marxismo.
            No primeiro artigo citado por você, Rockwell (LvMI) discorre sobre o socialismo fabiano, sem relaciona-lo à social-democracia.

            Sobre social-democracia, tem um artigo interessante sobre o Hayek escrito pelo Hoppe (PFS, UNLV, LvMI):
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1124, além das práticas de um certo prefeito de SP.

            Como eu tinha comentado, a classificação binária do espectro ideológico enfraquece o diálogo e a implementação de passos Liberais que precisamos caminhar.

  2. Concordo com seu Argumento Rmaidla! Socialista vive de mentiras! é um absurdo que a Cedae nao seja privatizada! #malditoscomunistas

  3. Os argumentos não se sustentam por contraditórios. Se a CEDAE dá lucro ao estado, tem que ser privatizada para pagar a bilionária dívida que Cabral, Pezão, e seus cúmplices geraram. Se a CEDAE subsidia a água, não pode estar dando lucro. Nada que é subsidiado pode dar lucro porque, se dá lucro, não pode estar subsidiado. O motivo mais provável é que a CEDAE seja um antro de corrupção, um sugadouro de dinheiro público, e um cabide de empregos utilizado para a prática de clientelismo. Onde foram parar os bilhões em royalties do petróleo que o RJ recebeu?

    • “Nada que é subsidiado pode dar lucro”
      Poderia explicar mais a respeito disso, amigo. Não tenho opinião formada quanto o assunto, mas o que falou pareceu-me interessante.

    • Algo subsidiado pode sim dar lucro, é só repassar a conta para os demais usuários. A contradição para mim é outra: se dá lucro, porque boa parte da população ainda não tem o serviço?

      • O subsídio acontece entre produtos (modalidades/serviços) de um mesmo estabelecimento. Por exemplo, a Petrobras subsidia o diesel às custas da gasolina. A CEDAE possui tarifas diferentes, como a “tarifa social” para algumas residências. Noutro exemplo, o serviço fornecimento de água tem muito menos custo que o serviço coleta de esgoto, mas na conta eles aparecem com o mesmo preço.
        No liberalismo clássico, “empresas de água/esgoto” cobrariam preços bem elevados para localidades afastadas (morros / rurais), onde geralmente moram pessoas com menos renda. Pra ter esse recurso, elas teriam que se mudar para os centros ou pagar mais caro pelo serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here