Doria defende mais impostos para Netflix e Spotify “sem aumentar preços porque são ricas”

Criticado por apoiar a criação do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre o Netflix, Spotify e outros serviços de streaming na cidade de São Paulo – prevista de forma obrigatória na Lei Complementar n° 157/2016, aprovada no ano passado pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer, e que terá que ser feita por todas as cidades brasileiras até o final de 2017 – Doria foi às redes sociais fazer uma defesa apaixonada do novo imposto.

Lembrando um militante do PT, PCdoB ou PSOL, Doria disse em sua página oficial no Facebook que a Netflix “tem que pagar impostos (para a prefeitura) sim” e “não adianta dizer que irá cobrar do consumidor” porque “a Netflix é uma empresa rica”. Na visão de Doria, “os lucros da Netflix e de outras empresas de streaming é (sic) suficientemente alto para pagar os impostos municipais, seja na cidade de São Paulo ou em qualquer outra cidade do país”, e “não adianta fazer esse momento através das redes sociais para querer impor aos prefeitos dos municípios que não cobrem impostos destas empresas de streaming“. Por fim, o prefeito informou que “aqui em São Paulo vai pagar o imposto sim e não deve aumentar o valor do serviço prestado à população”, mas sim “tirar da sua margem”, afinal, “o dono da Netflix é bilionário”.

 

A Netflix teve prejuízo de 133 milhões de dólares em 2016 nas suas operações fora dos EUA e a expectativa é que tenha novo prejuízo de 11 milhões de dólares em 2017. A Spotify teve prejuízo de 601 milhões de dólares em 2016. No último dia 15 de julho, a Netflix aumentou os preços das assinaturas no Brasil em até 27%; o Spotify aumentou em até 17% os preços no país em 7 de novembro de 2016.

Vaquinha O ILISP comprou o domínio "aborto.com.br" e lançará uma campanha pró-vida, mas isso exige recursos. Os interessados em ajudar podem fazê-lo por meio do botão abaixo:

14 COMENTÁRIOS

  1. Achei um pouco sensacionalista o artigo, nos EUA eles pagam os impostos locais maiores que a Prefeitura de SP vai cobrar. Seria uma aversão a pessoa de Dória?

    • Os impostos federais nos EUA são menores do que os brasileiros e nada justifica a fala do Doria em prol de mais impostos.

  2. E o que esperar de um cara que já disse ser um Socialista num partido de esquerda como o Doria?

  3. É uma lei federal e não municipal. Aos municípios cabe apenas regulamentar a alíquota, cujo mínimo é 2%. A cobrança sobre os serviços de streaming é um consenso mundial. Nos EUA Netflix e Spotify já pagam impostos desde 2015. A primeira metrópole foi Chicago com uma taxa de 9%, que serviu de referência para as demais. Em São Paulo será fixada em 2,9%.
    Aliás, quando da votação da lei federal, a nossa taxa foi motivo de piada nos EUA, do tipo: “brasileiro é muito bonzinho”. ?

  4. Realmente, a arrecadação atual não está sendo suficiente para bancar essa corrupção absurda, precisam extorquir de todos os lados.

  5. Minha preocupação mesmo é aumentar a mensalidade do Google Play Music… eles serão afetados por isso? Senão terei que voltar a ilegalidade dos torrents e extração de MP3 do Youtube.

  6. É preciso proteger os cartel das operadoras de TV a cabo. Não podemos oferecer os mesmos serviços com os mesmos preços? Tranquilo, vamos acionar a agência reguladora (criada pelo PSDB), e forçar o aumento de impostos, basta dizer que é uma questão de justiça social, redistribuição de renda ou ricos tem que pagar. E tem gente por aqui, que acha que a medida é boa porque os serviços de streaming não o atendem 100%…

  7. Marcos Vampa, assina quem que a Netflix! Simples assim.
    Agora colocar imposto sobre isso só mostra que Dória não será o “futuro presidente” que vai reformular o Estado.
    É esse que vai salvar o Brasil? Para quem não se lembra, FHC também tinha essa fala mansa.

  8. Não sei quanto aos donos da Netflix, mas a empresa em si está com prejuízo.
    Deixando isso de lado, no Brasil empreender virou isso… Você empreende, paga imposto, mas o governo decide quanto deve ser o preço do seu produto e serviço e você não pode reclamar. Onde está a lógica de que você deve ter o imposto sugado e não reajustar preço se você for rico?
    Se o empresa ficou rica sem corrupção, é mérito dela! Quem não tem mérito nenhum é o governo! Pra que pagar imposto se o mesmo não retorna!?

  9. Quem não tem competência não se estabelece. Já procurei uns 4 ou 5 filmes no Netflix e eles não tem. Só passam filmes americanos previsíveis e cheios de efeitos especiais, que hoje em dia não impressinam mais ninguém. Vão sai do Brasil? Já vão tarde!

    • Calma bb, cancela sua subscripion. Tem quem curte eles, não tem pq sair do pais. Achei meio desproporcional sua reaçao haha

    • KKKKKKKKKKKKKK….pensamento ridículo. Porque você não sai do Brasil e vai pra França procurar seus filminhos cult por lá? Otário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here