Criticado por apoiar a criação do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre o Netflix, Spotify e outros serviços de streaming na cidade de São Paulo – prevista de forma obrigatória na Lei Complementar n° 157/2016, aprovada no ano passado pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer, e que terá que ser feita por todas as cidades brasileiras até o final de 2017 – Doria foi às redes sociais fazer uma defesa apaixonada do novo imposto.
Lembrando um militante do PT, PCdoB ou PSOL, Doria disse em sua página oficial no Facebook que a Netflix “tem que pagar impostos (para a prefeitura) sim” e “não adianta dizer que irá cobrar do consumidor” porque “a Netflix é uma empresa rica”. Na visão de Doria, “os lucros da Netflix e de outras empresas de streaming é (sic) suficientemente alto para pagar os impostos municipais, seja na cidade de São Paulo ou em qualquer outra cidade do país”, e “não adianta fazer esse momento através das redes sociais para querer impor aos prefeitos dos municípios que não cobrem impostos destas empresas de streaming“. Por fim, o prefeito informou que “aqui em São Paulo vai pagar o imposto sim e não deve aumentar o valor do serviço prestado à população”, mas sim “tirar da sua margem”, afinal, “o dono da Netflix é bilionário”.
A Netflix teve prejuízo de 133 milhões de dólares em 2016 nas suas operações fora dos EUA e a expectativa é que tenha novo prejuízo de 11 milhões de dólares em 2017. A Spotify teve prejuízo de 601 milhões de dólares em 2016. No último dia 15 de julho, a Netflix aumentou os preços das assinaturas no Brasil em até 27%; o Spotify aumentou em até 17% os preços no país em 7 de novembro de 2016.
Achei um pouco sensacionalista o artigo, nos EUA eles pagam os impostos locais maiores que a Prefeitura de SP vai cobrar. Seria uma aversão a pessoa de Dória?
Os impostos federais nos EUA são menores do que os brasileiros e nada justifica a fala do Doria em prol de mais impostos.
E o que esperar de um cara que já disse ser um Socialista num partido de esquerda como o Doria?
É uma lei federal e não municipal. Aos municípios cabe apenas regulamentar a alíquota, cujo mínimo é 2%. A cobrança sobre os serviços de streaming é um consenso mundial. Nos EUA Netflix e Spotify já pagam impostos desde 2015. A primeira metrópole foi Chicago com uma taxa de 9%, que serviu de referência para as demais. Em São Paulo será fixada em 2,9%.
Aliás, quando da votação da lei federal, a nossa taxa foi motivo de piada nos EUA, do tipo: “brasileiro é muito bonzinho”. ?
Realmente, a arrecadação atual não está sendo suficiente para bancar essa corrupção absurda, precisam extorquir de todos os lados.
Minha preocupação mesmo é aumentar a mensalidade do Google Play Music… eles serão afetados por isso? Senão terei que voltar a ilegalidade dos torrents e extração de MP3 do Youtube.
É preciso proteger os cartel das operadoras de TV a cabo. Não podemos oferecer os mesmos serviços com os mesmos preços? Tranquilo, vamos acionar a agência reguladora (criada pelo PSDB), e forçar o aumento de impostos, basta dizer que é uma questão de justiça social, redistribuição de renda ou ricos tem que pagar. E tem gente por aqui, que acha que a medida é boa porque os serviços de streaming não o atendem 100%…
Marcos Vampa, assina quem que a Netflix! Simples assim.
Agora colocar imposto sobre isso só mostra que Dória não será o “futuro presidente” que vai reformular o Estado.
É esse que vai salvar o Brasil? Para quem não se lembra, FHC também tinha essa fala mansa.
Socialista Fabiano Detected! #doriamaisdomesmo
Dória mostrando a verdadeira face.
Não sei quanto aos donos da Netflix, mas a empresa em si está com prejuízo.
Deixando isso de lado, no Brasil empreender virou isso… Você empreende, paga imposto, mas o governo decide quanto deve ser o preço do seu produto e serviço e você não pode reclamar. Onde está a lógica de que você deve ter o imposto sugado e não reajustar preço se você for rico?
Se o empresa ficou rica sem corrupção, é mérito dela! Quem não tem mérito nenhum é o governo! Pra que pagar imposto se o mesmo não retorna!?
Quem não tem competência não se estabelece. Já procurei uns 4 ou 5 filmes no Netflix e eles não tem. Só passam filmes americanos previsíveis e cheios de efeitos especiais, que hoje em dia não impressinam mais ninguém. Vão sai do Brasil? Já vão tarde!
Calma bb, cancela sua subscripion. Tem quem curte eles, não tem pq sair do pais. Achei meio desproporcional sua reaçao haha
KKKKKKKKKKKKKK….pensamento ridículo. Porque você não sai do Brasil e vai pra França procurar seus filminhos cult por lá? Otário.