DOE

Governo planeja cobrar Mega CPMF até sobre saques e depósitos em dinheiro

O governo planeja criar uma Mega CMPF com alíquota inicial de 0,4% sobre saques e depósitos em dinheiro. Já para pagamentos no débito e no crédito, a alíquota inicial será de 0,2% (para cada lado da operação, pagador e recebedor).

O plano é que ambas as taxas sejam elevadas ao longo do tempo para substituir gradualmente a tributação sobre salários e o IOF. O sonho de consumo de Marcos Cintra, Secretário da Receita Federal, é que a Mega CPMF se torne um “Imposto Único” no longo prazo.

Marcelo de Sousa Silva, secretário especial adjunto da Receita Federal, defendeu a Mega CMPF nesta terça-feira (10) no Fórum Nacional Tributário (promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais, em Brasília).

Silva admitiu que o novo imposto significaria a socialização do custo da previdência social para todos os brasileiros. “Estamos transferindo o ônus para toda a sociedade”, afirmou.

As mudanças devem integrar a proposta de reforma tributária elaborada pela equipe econômica que deve ser enviada ao Congresso. O plano está dividido em três partes: a criação do imposto sobre pagamentos, a junção de diferentes impostos federais em um único tributo sobre bens e serviços e mudanças no imposto de renda.

Um imposto em cascata que incentiva a informalidade e a desbancarização

Diversos economistas pelo país já se manifestaram contra a criação da Mega CMPF, um imposto que é cobrado em cascata ao longo de toda a cadeia produtiva, incentivando a informalidade e a desbancarização para fugir do imposto. O imposto é tão ruim, mas tão ruim, que nenhum país no mundo o utiliza na forma prevista pelo governo.

Além disso, o imposto incide sobre transações que não geram renda como doações, transferências entre amigos e empréstimos bancários, aumentando a carga tributária sobre os consumidores e reduzindo a demanda por bens e serviços. Vale a pena ver a explicação de Marcos Lisboa sobre o tema:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...