DOE

Governo recria tribunais raciais nazistas para decidir se cotistas são “negros” ou “pardos”

Inspirando-se na Alemanha nazista – que fazia testes de “pureza racial” – e nos tribunais raciais do apartheid da África do Sul, o Ministério do Planejamento, comandado interinamente por Dyogo Oliveira após a saída de Romero Jucá, estabeleceu nessa terça (2) que os editais dos concursos deverão instituir tribunais raciais – chamados de “comissões” – para definir se os candidatos que se declararam “negros” ou “pardos” realmente o são. Os candidatos que não forem considerados “pretos” ou “pardos” poderão entrar com recurso contra a decisão do tribunal racial.

A nova portaria diz que as formas e critérios de verificação da autodeclaração deverão considerar somente a aparência do candidato, feita obrigatoriamente com a presença do candidato. O tribunal racial que fará a verificação precisa ter “integrantes distribuídos por gênero, cor e naturalidade”. Caso o tribunal racial decida que o candidato cotista não é “preto” ou “pardo”, ele será eliminado do concurso.

A portaria já entrou em vigor e também obriga os concursos que não tiveram os resultados finais homologados a retificar seus editais e incluir neles o tribunal racial. A adoção de cotas em concursos do setor público federal foi aprovada em 2014, estabelecendo um mínimo de 20% das vagas a negros e pardos com prazo de validade de dez anos, e é válida para concursos com mais de três vagas de órgãos da administração federal, autarquias, fundações e empresas públicas.

A medida não é nova. Em maio a gestão do petista Fernando Haddad também criou tribunais raciais na cidade de São Paulo. No caso de São Paulo, os candidatos podem apresentar documentos com foto (como o RG), além de fotos pessoais e de ascendentes até segundo grau, bem como documentos oficiais em que a indicação de raça ou cor aparece, como a certidão de nascimento, da própria pessoa ou de pais e avós.

As medidas não consideram que a ampla maioria dos brasileiros possui ancestralidade indígena, européia e africana, conforme estudo da UFMG.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...