DOE

Mesmo tendo as maiores reservas petrolíferas do mundo, Venezuela fica sem gasolina

Após transformar a Venezuela em um dos países com mais miseráveis no mundo, o regime socialista adotado pelo governo venezuelano conseguiu mais uma proeza: fazer faltar gasolina no país com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Na quinta-feira (23), no sudeste de Caracas, as filas de carros bloqueavam o tráfego nas artérias adjacentes aos postos de gasolina. Em Puerto Ordaz, no Estado de Bolívar, formam-se longas filas de veículos desde o fim de semana, como também em Ciudad Bolívar, a capital do Estado. Entre segunda e terça-feira, os motoristas da região central estavam ansiosos por saber se o desabastecimento havia chegado para ficar. Vários postos permaneceram fechados. Nos Estados de Lara, Carabobo e Aragua, no centro-oeste do país, a metade dos postos fechou.

Na espera, alguns motoristas reviveram as longas filas que se formaram entre dezembro de 2002 e janeiro de 2003, quando a administração da PDVSA iniciou uma paralisação que buscava a renúncia de Hugo Chávez. O falecido ditador socialista derrotou a greve importando combustível do Brasil e demitiu mais de 20.000 funcionários que fizeram parte do movimento, estatizando o setor petrolífero do país.

A irregular distribuição de gasolina começou há 15 dias, mas seu surgimento em Caracas, uma cidade que o regime sempre protege das contingências, provocou a reação informal dos dirigentes da PDVSA, que afirmou que o problema foi “produto do atraso no transporte da gasolina por navios”. A falha em Caracas obrigou a estatal a redirecionar de outras regiões cerca de 200 caminhões-tanque para abastecer os postos de combustível.

Reportagens da imprensa local indicavam na quarta-feira que na capital só restavam estoques do combustível de 91 octanas, o de valor mais baixo no país. Na quinta-feira em Valência, a principal cidade do Estado de Carabobo, polo da indústria central do país, permaneciam fechados 13 postos, de acordo com a Associação de Vendedores de Gasolina, segundo o jornal local El Carabobeño.

Iván Freites, delegado sindical da indústria petroleira, afirmou que as falhas na distribuição resultam dos problemas das refinarias da Venezuela, que não estão trabalhando a plena capacidade por causa de problemas operacionais e pela falta de pagamento em dia aos provedores internacionais que estão suprindo essas deficiências. A falta de profissionalismo nas operações e de manutenção nas instalações após a estatização provocou uma queda na produção de petróleo. A Venezuela produzia no final dos anos 90 pouco mais de 3 milhões de barris de petróleo, mas hoje mal chega aos 2 mil.

A Venezuela enfrenta uma escassez crônica de alimentos e medicamentos, a inflação mais alta do mundo (projetada pelo FMI em 1.660% para este ano), cortes nos abastecimentos de água e energia elétrica e uma criminalidade galopante graças ao socialismo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...