Motoristas do Uber criam sindicato no Pernambuco e se filiam à CUT

Em dezembro de 2016, ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no Recife, a assembléia de fundação do Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado Individual de Passageiros por Aplicativo do Estado do Pernambuco (SIMTRAPLI-PE), reunindo motoristas do Uber, T81 e outros aplicativos. O presidente do novo sindicato, Everaldo Galdino Pereira, aproveitou a ocasião para convocar todos os trabalhadores da categoria para se engajar na “luta por melhorias” junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O evento contou com motoristas que apoiam a causa, líderes sindicais e representantes de outras categorias profissionais. O Presidente da CUT, Carlos Veras, foi representado pelo Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Petróleo-SINDIPETRO, Luiz Lourezon, deixando claro que a CUT irá influenciar diretamente na referida “luta por direitos e melhorias” do SIMTRAPLI-PE.

Vale lembrar que o Uber e todos os outros aplicativos de transporte de passageiros não exigem nenhuma vinculação trabalhista, ou seja, o motorista trabalha quando quiser, a quantidade de horas que achar necessário e recebe um valor proporcional ao preço da corrida. A contrapartida que o aplicativo exige, depois que um motorista é aprovado, é a avaliação positiva dos usuários.

SHARE
Vanessa Rodrigues
Bacharel em Serviço Social, co-fundadora do grupo de estudos Libertas UECE e membro do grupo de estudos Dragão do Mar.

15 COMMENTS

  1. Jamais entrarei num sindicato sujo, comunista, baderneiro, a favor do PT. Só serve pra roubar mais dinheiro e alimentar o presidente do sindicato. Idiotas aqueles que se juntaram.

    • VC TRABALHA ? TEM CARTEIRA ASSINADA ? CARA DE QUALQUER FORMA ESTAMOS SUJEITOS A ESSAS MERDA DE SINDICATO INFELIZMENTE !

  2. É interessante ver o trabalho de ocupação de espaço.

    1º tentou destruir a iniciativa do Uber, não conseguiram mesmo com uso descarado de violência por parte de sindicatos de taxistas.
    Agora ja foi um petista lá pra poder criar um sindicato, aparelha-lo e poder continuar o trabalho da esquerda.

  3. Isso é verdade, Venessa?
    Parece piada do Joselito Muler.
    Sinceramente, não estou acreditando.

    • Claro que é piada, afinal, no mundo real, amamos ser explorados por multinacionais passivamente. 🙂

  4. Eiiita mas vcs escrevem cada besteira. Pra ser presidente de um sindicato ou criar um não precisa ser petista não. E a cut é plural não tem só petista la dentro não. Informem-se e formem-se primeiro depois escrevam. Assim como em todos os locais tem pessoas de bem e outras que não prestam. É assim até nas famílias inclusive na de vcs que escreveram essas asneiras ai.
    Ah se são cristãos lembrem-se das palavras do Mestre. ” não julgueis, Pra não serdes julgados. Pois com a medida com que julgueis serás julgado” Jesus.

  5. Em pouco tempo a maioria dos motoristas do Uber estarão desempregados devido as altas cargas trabalhistas, aqueles que continuarem estarão em um emprego de merda com todo tipo de norma assim como qualquer outro, ganhando uma merreca de salário.

LEAVE A REPLY