DOE

Partido socialista de Maduro quer fechar partidos de oposição na Venezuela

Em mais um ato da ditadura socialista venezuelana “com excesso de democracia”, o representante do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) junto à Justiça Eleitoral, Jorge Rodríguez, pediu nesta terça-feira (26) a anulação do registro da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) alegando “fraude” na instalação do referendo revogatório do presidente Nicolás Maduro. O pedido ocorre em meio a expectativas de que o CNE valide as assinaturas necessárias para dar início ao processo, que, se realizado ainda este ano, pode culminar com a realização de novas eleições presidenciais no país. O PSUV é o partido do ditador socialista Nicolás Maduro.

A MUD elegeu maioria qualificada no Parlamento em dezembro, mas os socialistas têm usado o Poder Judiciário – no qual os juízes dificilmente tomam decisões contrárias ao governo – para impedir todas as ações legislativas da oposição. Dessa forma, em abril a oposição decidiu impulsionar o processo de referendo revogatório de Maduro – previsto na Constituição e já realizado em 2004 durante o segundo mandato de Hugo Chávez. Mais de 1,8 milhão de assinaturas favoráveis à saída de Maduro foram recolhidas. Os socialistas alegaram fraude e o CNE – também com membros apontados pelo governo – invalidou 600 mil delas.
A MUD deve marchar amanhã rumo ao CNE em Caracas para pressionar pela convocação da nova fase do referendo, no qual serão necessárias 4 milhões de assinaturas para convocar a votação. Uma pesquisa divulgada na quarta-feira mostrou que Maduro perderia o referendo com 64% dos votos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...