DOE

STF suspende julgamento e impede que Lula seja preso até 4 de abril

Em julgamento realizado hoje (22), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou analisar o habeas corpus (HC) preventivo apresentado pela defesa de Lula (PT), suspendeu a análise do mérito do HC até a próxima sessão no dia 4 de abril e deferiu decisão que impede a prisão de Lula até a data da sessão.

Em primeira votação, o STF decidiu por 7 votos a 4 que o HC apresentado pela defesa de Lula merece ser conhecido (ter seu mérito analisado). Votaram a favor do conhecimento do HC: Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Por outro lado, votaram contra o conhecimento do HC: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Carmen Lúcia.

Em segunda votação, o STF decidiu por 7 votos a 4 que a sessão deveria ser suspensa e retomada somente no dia 4 de abril para analisar o mérito do HC. Votaram a favor da suspensão da sessão: Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Votaram contra a suspensão da sessão: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Carmen Lúcia.

Pesaram a favor da suspensão da sessão a manifestação de Marco Aurélio Mello, o qual alegou que tinha um vôo para o Rio de Janeiro para participar de um evento da Associação Brasileira de Direito do Trabalho. Ricardo Lewandowski também se manifestou a favor da suspensão da sessão alegando que ela “poderia passar da meia-noite”.

Por fim, o STF decidiu, por 6 votos a 5, que Lula não poderá ser preso até o dia 4 de abril, quando a sessão de julgamento do habeas corpus será retomada. Votaram a favor da liminar: Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Votaram contra a liminar: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Carmen Lúcia.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...