DOE

Temer desiste de privatização e vai manter administração ineficiente de Congonhas e Santos Dumont

A privatização dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) está suspensa. A ideia chegou a ser defendida pelo presidente interino, Michel Temer, no mês passado, em entrevista à Folha, mas técnicos do governo acabaram convencendo o Palácio do Planalto a não dar prosseguimento à ideia.

A equipe econômica defende a privatização dos aeroportos responsáveis pela ponte aérea Rio-São Paulo para engordar o caixa e reduzir o rombo das contas públicas.

Segundo o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, estudos foram apresentados mostrando que a Infraero só tem sustentabilidade com a manutenção desses dois aeroportos em sua rede. Ou seja, a estatal quer usar o dinheiro dos dois aeroportos para cobrir os prejuízos dos demais.

“Se tirar Santos Dumont e Congonhas, vai levar o sistema a um colapso”, afirmou o ministro, lembrando que a estatal é responsável pela administração de outros 63 aeroportos espalhados no país.

Para que a Infraero pare de dar prejuízo, é necessário ainda dar continuidade ao programa de demissão voluntária. Outro medida e fazer com que os futuros administradores dos aeroportos que serão privatizados (Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza) paguem pela demissão dos funcionários que não serão aproveitados, o que não ocorreu nas concessões anteriores.

Essas medidas permitiriam à estatal voltar a operar no azul em 2017, mas com uma baixa margem de lucro. A venda de aeroportos rentáveis com outros menos lucrativos ainda é visto por alguns integrantes do governo como a melhor saída para as finanças da estatal. Mas integrantes do Ministério dos Transportes defendem a venda de ações da Infraero.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...