Tudo o que você precisa saber para sacar seu FGTS inativo

Em sua primeira grande medida liberal, o governo Temer alterou as regras para saque do FGTS, facilitando o saque do fundo para os trabalhadores que têm contas inativas antes de 31/12/2015.

Entretanto, como toda decisão que envolve o trabalho de milhões de pessoas (ou seja, que envolve como elas obtêm seu sustento), especialmente num período de crise econômica, surgiram diversas questões pelas redes sociais. Já posso efetuar o saque? Como posso sacar o dinheiro? Tenho direito ao saque? Devo sacar?

Para responder essas e outras questões, reunimos as respostas para algumas das principais dúvidas em relação à medida.

  1. Qual foi a medida tomada pelo governo Temer?

A fim de facilitar o acesso dos trabalhadores ao dinheiro que foi tomado deles pelo estado, o governo Temer definiu que o saque do FGTS será autorizado para todas as contas inativas até 31 de dezembro de 2015.

A iniciativa foi tomada por meio de Medida Provisória – o que permite que passe a vigorar tão logo ela seja publicada no Diário Oficial da União (DOU), com validade de sessenta dias prorrogáveis por mais sessenta dias – mas precisará ser votada pelo Congresso para ser transformada em lei e ter caráter permanente. Dada a maioria do governo tanto na Câmara quanto no Senado, a medida deve ser aprovada sem maiores dificuldades.

2. Quem poderá efetuar o saque do FGTS

Estarão autorizados a efetuar o saque do FGTS aqueles que possuem contas inativas com saldo do fundo até 31/12/2015, ou seja, contas que não recebem mais depósitos porque o trabalhador deixou de trabalhar naquela empresa, mas que não podiam ter o seu valor sacado pela regra anterior.

Por exemplo, se você trabalhou com carteira assinada em uma ou várias empresas até 31/12/2015, poderá sacar o saldo do FGTS remanescente referente a essa(s) empresa(s). Entretanto, para os empregos que teve a partir de 01/01/2016 – ou para o seu emprego atual, caso tenha sido admitido nele antes de 31/12/2015 – o saque não está autorizado.

Você pode conferir de quais contas poderá sacar o saldo do FGTS por meio do site da Caixa Econômica Federal. Será necessário o número do PIS ou do PASEP para ter acesso ao sistema – esses números estão disponíveis no seu cartão PIS/PASEP, em anotações na sua carteira de trabalho ou no seu cartão de cidadão. No mesmo site você também pode cadastrar uma senha para acesso ao sistema caso ainda não a possua.

3. Quando o saque poderá ser efetuado e o que preciso levar para efetuar o saque?

Para evitar a superlotação das agências da Caixa Econômica (o que inclui as lotéricas), o governo adotou uma liberação gradual dos saques, de acordo com o mês de nascimento.

Você pode conferir aqui quando poderá fazer o saque do seu FGTS inativo.

Para efetuar o saque, os trabalhadores que não possuem Cartão Cidadão – ou que possuem o cartão, mas irão sacar valor superior a R$ 3.000 – poderão sacar o FGTS em qualquer uma das agências da Caixa com seus documentos pessoais, CTPS e o nº do PIS.

4. Quanto poderei sacar da(s) conta(s) inativa(s) do FGTS que possuo?

Você poderá sacar a totalidade do valor de toda conta inativa que possuir, sem a necessidade de justificar o motivo do saque.

5. Devo efetuar o saque ou é melhor deixar o dinheiro no FGTS mesmo?

Sem dúvidas, é melhor que você saque o valor total do fundo assim que possível. Atualmente, o FGTS tem um rendimento pífio de 3% ano, o que significa que você está perdendo dinheiro graças ao FGTS, dado que a inflação atual está em 7% ao ano. Para entender melhor sobre o tema, acesse esse link.

Fora isso, a medida tomada pelo governo atual nunca foi feita antes, o que significa que você deve aproveitar a oportunidade para sacar o dinheiro que foi tomado de você pelo estado. A oportunidade pode ser alterada ou não acontecer novamente no futuro.

6. Como usar o dinheiro que será sacado do FGTS?

Obviamente, o dinheiro é seu e você é aquele que melhor decide como utilizá-lo, mas não poderia deixar de encerrar o artigo sugerindo algumas formas de fazê-lo.

Primeiro e mais importante: se você tem dívidas no cartão de crédito, cheque especial ou crédito pessoal, pague suas dívidas. Você estará deixando de pagar uma dívida com juros de até 400% ao ano para ter maior tranquilidade financeira. Vale a pena negociar com o credor para talvez pagar um valor menor à vista, se possível.

Se você não possui dívidas ou o valor sacado do FGTS for maior do que o suficiente para quitá-las, compensa você investir o dinheiro. Você pode colocá-lo numa poupança (o que é um péssimo investimento, já que normalmente ela também rende menos que a inflação), investir no Tesouro Direto ou mesmo fazer investimentos mais arrojados, como comprar Bitcoin ou investir na bolsa de valores.

Agora, se o valor for alto e a vontade de comprar um carro ou uma casa for grande, compensa negociar o valor para comprar o imóvel ou carro à vista, escapando dos juros igualmente altos do financiamento imobiliário e conseguindo um valor de compra menor.

Conclusão

Ainda possui dúvidas? Basta comentar abaixo. E lembre-se: quando chegar o momento, SAQUE TUDO.

SHARE
Marcelo Faria
Presidente do ILISP e empreendedor.

45 COMMENTS

  1. Tenho uma conta no FGTS, mas ela aimda aparece como ativa,mas já saí da empresa tem alguns anos, como poderei sacar esse dinheiro?

    • A conta deveria estar inativa e deveria ser possível você sacar o dinheiro. Verifique o que aconteceu em uma agência da Caixa.

  2. Uma dúvida.
    Eu estou empregado no momento com carteira assinada. Nesse caso, posso sacar meu FGTS da empresa anterior ??

  3. Boa tarde, a uns 10 anos atrás, trabalhei em duas empresas diferentes e o extrato das contas apareciam normalmente no site da caixa e no caixa eletrônico, me casei em 2010 e meu nome foi alterado para nome de casado, fiz a atualização do cadastro junto a caixa a uns 3 anos atrás.
    Com essa noticia de poder retirar o valor das contas inativas, fui verificar pela internet e só aparece a conta ativada da empresa que atualmente trabalho, no caixa eletrônico e no app também só aparece o saldo da conta ativa, não sei se tem algo a ver com a alteração do meu nome (de solteiro para casado)
    Alguém sabe dizer, como posso fazer para saber os valores que tenho nas contas inativas ?
    Obrigado.

  4. boa tarde tenho contas inativa no qual não efetuei o saque mas não aparece no extrato liguei na caixa e falaram que e por que meu nome foi alterado para nome de casado o que devo fazer para efetuar o saque

  5. Minha conta do fgts estava como conta inativa e hoje apareceu como saldo, isso significa que já posso sacar o valor que está lá?

  6. Pretendo realizar o saque da minha conta inativa, mas só se não impedir que eu faça em breve o saque da minha conta ativa para compra de imóvel…será que se eu sacar da inativa precisarei cumprir aquele prazo de cinco anos para sacar de novo (por mais que seja de uma conta diferente)? Obrigada.

    • Não há relação entre o saque das contas inativas até 2015 e ativas. Pode sacar sem problemas.

  7. Tenho uma conta com saldo e está inativa desde 2010. No site da Caixa diz que não há contas inativas no meu PIS, devo ir a uma agencia da Caixa?

  8. E quem estará no exterior na data limite do saque , deve deixar procuração ou dar entrada do pedido no consulado?
    No site da caixa não tem essa informação

    • Você poderá sacar até 31 de julho, independente do mês em que nasceu. No seu caso, o governo ainda não divulgou o que poderá ser feito.

  9. Quem tem conta corrente na Caixa pode usar o internet banking para transferir o FGTS para a própria conta?

  10. Quando é feito transferência de uma empresa pra outra mas são do mesmo grupo econômico só que são contas de FGTS diferentes e empresas com CNPJ diferentes eu vou ter direito de receber FGTS inativo dá empresa q fui transferida Eloaralmeida6gmail

      • Passo pela mesma situação. Ocorre que já compareci da Caixa Econômica Federal e o que me informaram é que só se enquadra no fgts inativo os casos de demissão ou se pediu a conta. Disseram que se a Lei não faz menção à transferência, não enquadra. O que fazer?

  11. Quem pediu a conta em uma empresa em 1989 e não registrou mais a carteira de trabalho ,tem direito de receber FGTS inativo?

  12. Trabalhei 5 vezes como temporário na prefeitura municipal, 5 contratos diferentes. No entanto a prefeitura nunca depositou nada desses contratos no FGTS. Isso está correto? como devo proceder? obrigado

    • Se você trabalhava como CLT, tem que verificar com a prefeitura ou mesmo entrar com um processo contra ela.

      • Eles não assinam a carteira dos temporários… nem um desses contratos a minha foi assinada. como devo proceder? Obrigado!

  13. Boa tarde. Tenho 3 contas inativas há mais de 15 anos, com saldo, no extrato da CAIXA. Entretanto, ao consultar o valor a receber, aparece somente o de uma das contas. Todas estão dentro dos critérios informados. O que poderia ser?

  14. Minha conta inativa consta no nome de solteira. Para efetivar o saque preciso alterar meus dados? Como faço isso?

  15. Já moro no exterior a 16 anos e nem sabia que possuía contas inativas no FGTS.
    Já trabalhei em outras empresas e não sei se tenho saldo. Como posso fazer, uma vez que não estou no Brasil?
    Como poderia fazer para resgatar um possível saldo, caso o tenha?
    Possuo uma conta poupança na Caixa Econômica Federal.

    • Olá, Sérgio. O governo pretende permitir a transferência do saldo direto para a sua conta na Caixa.

  16. tenho três contas inativas todas com mais de sete anos, no extrato sai as três mais no valor só mostra o valor de uma das contas. O que devo fazer????

  17. Olá Sergio eu trabalhei até 2012 de carteira assinada, será que tenho direito?

    Desde já valeu pelas dicas!

  18. As contas que apresentam status “ativa”, que o empregado sacou o FGTS em decorrência da rescisão, contudo, após o saque o empregador fez pagamentos de FGTS em atraso, o empregado irá pode sacar o saldo das contas ativas junto com o saldo das contas inativas neste programa do governo?

  19. Mas a MP não menciona a expressão “inativas”, eu liguei em uma agência da Caixa, conversei com um atendente do setor de FGTS, ele me disse que internamente a Caixa pretende liberar sim, mas falta as instruções quanto aos procedimentos, conversa de bastidores da Caixa. O que notei é a falta da expressão “inativas” na legislação, o que dá a entender que seria saldos do FGTS até 2015 de uma forma em geral.

    • A divulgação do governo foi que apenas as contas inativas até o final de 2015 permitiriam o saque. Se no final acabar sendo todas, melhor ainda.

  20. Boa tarde.

    Trabalhei em uma empresa e fui transferido para a empresa atual que trabalho, não havendo demissão, a transferência foi através de um contrato de cisão, sendo assim, a atual empresa é responsável por todo o meu tempo de serviço da empresa antiga. A conta do FGTS da antiga empresa está inativo por motivo N2 de transferência, sendo assim, tenho o direito do saque?

LEAVE A REPLY