Governo toma primeira grande medida liberal e vai permitir saque de contas inativas do FGTS

O governo Temer mudou hoje (22) as regras para saque do FGTS. Se você possui uma conta do FGTS que ficou inativa até 31/12/2015, poderá sacar o valor total da conta. Ou seja, para cada empresa que você trabalhou com carteira assinada antes de 31/12/2015, você poderá sacar o FGTS relativo a esse tempo de serviço. Exceto, obviamente, o relativo à empresa que você trabalha atualmente.

A liberação do FGTS para contas inativas pode injetar R$ 30 bilhões na economia brasileira – 0,5% do PIB – no que pode ser a maior medida liberal do governo Temer no momento. Vale lembrar que a medida não se aplica a todas as contas do FGTS. O cronograma de saque será definido com base na sua data de nascimento. O governo ainda não anunciou esse cronograma nem o que será necessário para efetuar o saque.

Ao contrário do que acontece em países mais livres, os trabalhadores brasileiros são obrigados a poupar parte da renda através de um fundo de garantia, no entanto, a renda dessa poupança rende juros menores do que a própria inflação do país, o que faz o trabalhador perder dinheiro no longo prazo. A liberação do saque do FGTS pode permitir que os trabalhadores possam aplicar em fundos que rendam mais que a inflação, no Tesouro Direto ou mesmo na poupança comum.

Mais liberal do que isso, só tornando o FGTS facultativo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Trabalhei 7 anos em uma empresa e me demiti dela Pra entrar em outra, não podendo sacar o Fgts. Trabalhei dois anos em outra empresa e sai dessa, onde saquei, mas o valor da primeira continua inativo. Posso sacar essa grana com a medida citada na matéria?

    • O dinheiro já está na economia, sendo usado pelo governo em outras áreas. O governo jamais ficaria olhando para centenas de bilhões de reais parados sem fazer nada com eles.

  2. Estou procurando um analista esquerdista besta que não acredita que o povo possa gastar o dinheiro melhor que o governo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here