DOE

Um para você, outro para ao estado: produtos da Páscoa têm até 54% de impostos

Se prepare, o governo vai sentar na mesa e comer uma grande parte dos produtos típicos desta época do ano. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o delicioso vinho possui a absurda carga tributária que equivale a 54,73% do preço do produto, seguido pelo bacalhau importado, que tem 43,78% e a colomba pascal, com 38,68%. Se a família optar por desfrutar do almoço em um restaurante, 32,31% do valor total da conta paga será subtraído como tributos sobre os serviços do estabelecimento.

Os ovos de chocolate, procurados por crianças e adultos, tem 38,53% convertidos para os cofres do estado. Se o consumidor optar por algo mais modesto, como uma caixa de bombons, ele irá pagar 37,61% em tributos. E ainda, caso queira simplesmente se satisfazer com uma barra de chocolates, os encargos para alegrar – de políticos a funcionários públicos comissionados – são de 38,60%.

Lembrando que o percentual mencionado é em relação ao valor final do produto e não ao valor real do mesmo sem o imposto, o que significaria que um produto com preço de 10 reais e carga de impostos de 50% na verdade custaria 5 reais sem impostos, o que mostra que o impacto real desta alíquota seria de 100% sobre o valor real do produto. Em outras palavras: um para você, outro para o estado.

O autor desta notícia, que não gosta de ser roubado e preza pela qualidade, prefere e recomenda a compra de ovos de chocolate artesanais – com menos impostos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...