DOE

Um para você, outro para ao estado: produtos da Páscoa têm até 54% de impostos

Se prepare, o governo vai sentar na mesa e comer uma grande parte dos produtos típicos desta época do ano. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o delicioso vinho possui a absurda carga tributária que equivale a 54,73% do preço do produto, seguido pelo bacalhau importado, que tem 43,78% e a colomba pascal, com 38,68%. Se a família optar por desfrutar do almoço em um restaurante, 32,31% do valor total da conta paga será subtraído como tributos sobre os serviços do estabelecimento.

Os ovos de chocolate, procurados por crianças e adultos, tem 38,53% convertidos para os cofres do estado. Se o consumidor optar por algo mais modesto, como uma caixa de bombons, ele irá pagar 37,61% em tributos. E ainda, caso queira simplesmente se satisfazer com uma barra de chocolates, os encargos para alegrar – de políticos a funcionários públicos comissionados – são de 38,60%.

Lembrando que o percentual mencionado é em relação ao valor final do produto e não ao valor real do mesmo sem o imposto, o que significaria que um produto com preço de 10 reais e carga de impostos de 50% na verdade custaria 5 reais sem impostos, o que mostra que o impacto real desta alíquota seria de 100% sobre o valor real do produto. Em outras palavras: um para você, outro para o estado.

O autor desta notícia, que não gosta de ser roubado e preza pela qualidade, prefere e recomenda a compra de ovos de chocolate artesanais – com menos impostos.

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!