Vereador considera uso da cor preta durante luto como “racismo” e quer mudá-la para o cinza

Em mais um projeto de “alta relevância” para os pagadores de impostos, o vereador Edson Sousa (PMDB) quer alterar a cor que simboliza o luto oficial na cidade de Divinópolis – MG para cinza, ao invés da tradicional cor preta. E o motivo é o mais absurdo possível: evitar “agredir a identidade negra”.

De acordo com o Projeto de Lei n° 83/2017, apresentado pelo pmdbista no último dia 20 de junho,  “as palavras preto/preta em nosso país se tornaram formas de expressões para agredir a identidade e cultura negra”, dado que “expressões como ‘dia de preto’, ‘coisa de preto’ e ‘a coisa está preta'” continuam sendo utilizadas. Segundo o vereador, isso “demostra que a palavra ‘preto’ ainda está sendo muito usada para perpetuar os conceitos de cunho racista”.

Segundo a lógica do vereador, que é ligado ao movimento racista negro e líder do governo na Câmara dos Vereadores, a cidade deve alterar a cor do luto oficial do preto para cinza, a fim de “esvaziar a cor/palavra preto de seu caráter pejorativo, convertendo a simbologia cromática do luto num termo positivo socialmente e assim neutralizar os poderes ofensivos das armas mais usuais do racismo: a linguagem”. Seria iniciada, dessa forma, “uma mudança cultural, começando pelo município de Divinópolis”.

Cabe lembrar que a associação do preto com o luto nada tem a ver com o racismo. O uso do preto durante o luto começou na Idade Média, durante o período gótico, por causa do grande número de pessoas que morriam em sofrimento, seja por doenças ou violência. As pessoas relacionaram essa cor à dor e à ausência de luz, portanto, de vida. Esse costume acabou se consolidando e foi adotado por várias culturas ao longo dos séculos.

31 COMENTÁRIOS

  1. Preta é a situação do Brasil, onde cada vez mais aparece um cidadão desse com um pensamento arcaico e escuro. Cada cor tem um significado e nada não há tom de discriminação, a discriminação está na sua cabeça vereador, procure ajudar a sociedade sofrida com projetos que beneficiem os cidadãos, antes de tudo reveja seus conceitos , vá fazer seu trabalho a serviço da sua comunidade , da sua cidade e deixe de criar nós onde tem laços.

  2. Já, já ele vai propor que os pneus dos carros sejam “estilosos” como os dos anos 50 que tinham uma camada branca na frente porque pneu é preto alguém pode chamar um “afro-descendente” de pneu! Engraçado que de negro ele só tem a intenção mesmo, porque faz parte dos “brancos malvados”.

  3. Será que não tem nenhum terreno na cidade para colocar esse sujeito carpir, pelo menos prá fazer valer o que o município é obrigado a pagar prá ele? Vai trabalhar safado, que é prá isso que você foi eleito, monte de merda! Tua sorte é que eu não moro aí, senão você ia ver o que é fiscalizar o legislativo.

  4. Mais um retardado sustentado com nosso dinheiro, sem projeto político, sem ideais, sem vergonha.
    Não reeleja débeis mentais.

  5. Muito bonitinho tirar o significado não só do luto ao luto como também à coisas que remetem ao luto. Porque “magia negra” sempre vai ter conotação de coisa ruim e ninguém mexe, coisa engraçada, vocês, vereador, quererem uma colher de doce de leite.
    Preto (cor) é a cor oficial de luto universal. Diferentão o senhor, viu, vereador, o senhor mesmo, um lindíssimo exemplar de caucasiano. O Brasil vai mudar muito com essa lei, tudo vai se resolver com muita “magia branca” e todo mundo vai abraçar árvores e cantar um louvor, seilá o que o senhor pensa.
    Que droga, gente, será que pessoal não tem o que fazer? Tipo catar os carrapatos do cachorro, ou algo assim…

  6. Em breve as ruas serão de outra cor, pois o asfalto e da cor preta e está no chão pra ser pisado.
    O petróleo bruto que é extraído agora só poderá ser usado se trocarem a cor.
    Lamentável uma visão tão pequena e mesquinha sobre oq realmente é racismo

  7. Buraco negro, a coisa tá preta… Vereador, vai trabalhar pela comunidade. Justifica seu salário para quem te paga. Vai trabalhar !!!

  8. Esse ignorante não sabe a diferença entre a simbologia da cor preta, o breu, a escuridão, a noite, o oculto, a morte, o mistério. Isso não tem nada a ver com a raça negra. Esse sem noção está querendo se apropriar dos direitos sobre a representação milenar e utilização da cor preta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here