DOE

Votação final de projeto que regula Uber pode ficar para 2019

Após a aprovação do PLC 28/2017 com alterações no Senado Federal no último dia 31 de outubro, o projeto voltou para a Câmara dos Deputados e não possui previsão para entrar na pauta. A possibilidade do projeto voltar a ser analisado apenas após as eleições de 2018 é grande.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem que ouvir as lideranças partidárias para colocar o projeto em discussão novamente no plenário. O deputado que apresentou o projeto original – feito pelo advogado do Sindicato dos Taxistas de São Paulo e que deixa claro que visa privilegiar os taxistas – Carlos Zarattini (PT-SP), é a favor da votação ainda este ano: “Ele não pode engavetar o projeto. Não tem nenhum sentido, é antidemocrático”, afirmou.

A aprovação no projeto no Senado veio após a articulação que derrubou medidas a favor dos taxistas como adoção de placa vermelha no transporte privado feito via aplicativos (o que dependeria da emissão de licenças pelas prefeituras), a necessidade do motorista utilizar o próprio carro e a necessidade de autorização de cada município para que o transporte privado atue.

Deputados a favor dos taxistas querem retomar o último ponto quando o projeto for debatido pelo plenário da Casa. Para Zarattini, “retirar do texto o poder de autorização dos municípios é um verdadeiro absurdo”. O deputado Beto Mansur (PRB-SP) também defendeu a volta do trecho sobre a jurisdição municipal. “Devemos manter o texto que foi retirado no Senado, que é a obrigatoriedade de as prefeituras do Brasil regularem esse sistema”, disse Mansur.

O retorno do texto original, na prática, acabaria com os serviços de 99, Cabify e Uber no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...