DOE

Cabify e Uber afirmam que projeto aprovado na Câmara extingue aplicativos no Brasil

As empresas Cabify e Uber afirmaram hoje (05) que seus serviços de motoristas particulares serão extintos no Brasil caso prevaleça o texto do PL 5887/16 aprovado pelos deputados federais ontem (04), que transforma o serviço em táxis tradicionais, matando um modelo de negócios que possui pelo menos 15 milhões de usuários no país. As empresas 99 e Easy, que também ofertam o serviço para os taxistas tradicionais, se posicionaram de forma igualmente contrária ao projeto aprovado na Câmara.

De acordo com a 99, “a supressão do termo ‘transporte privado’ do texto do Projeto de Lei é tecnicamente inconsistente. Somos a favor da liberdade de escolha, da igualdade de oportunidades e da livre iniciativa”, afirmou a empresa.

O diretor geral da Cabify no Brasil, Daniel Velazco Bedoya, foi além. “Se o modelo táxi funcionasse bem, não estaríamos tendo essa discussão hoje. Então, nos preocupa bastante. Não é um modelo positivo a longo prazo. Tratar como público, ter preços fixos, criam limitações de entrada. No momento em que exige uma licença por carro, já muda todo o modelo. Limitar o número de carros vira um bloqueio. Diferentemente dos taxistas, que estão há 20 anos trabalhando, nós operamos com sazonalidade. Tais mudanças inviabilizam o modelo atual de negócios dos aplicativos intermediadores, vão contra a voz da população e simbolizam um retrocesso ao movimento que acontece hoje no País – e no mundo – em prol da mobilidade urbana, oferecendo entraves que prejudicam o direito de ir e vir da população da maneira que lhe é mais conveniente”.

De acordo com a Easy, “O texto aprovado, além de descaracterizar o transporte privado, traz para o setor inúmeras ineficiências (contra as quais a Easy luta amplamente) existentes no setor de táxi. A caracterização de transporte público irá burocratizar o credenciamento de novos motoristas; não garante a qualidade do serviço prestado; e irá limitar a competitividade entre os sistemas, tão benéfica para a redução de preços aos passageiros”.

Para a Uber, “o PL 5587/16 propõe uma lei retrógrada que não regula a Uber no Brasil, mas tenta transformá-la em táxi, proibindo este modelo de mobilidade”.

As empresas diretamente interessadas não foram as únicas a se queixar do projeto aprovado. Entidades representativas do setor de tecnologia da informação, Assespro e Brasscom divulgaram nota se posicionando contrariamente ao PL 5887/16.

“Rechaçamos medidas que na prática inviabilizam ou que configurem a proibição do uso de tecnologias para transformar mercados a benefício da sociedade”, dizem as entidades, para quem o projeto institui “exigências e obrigações desmesuradas e injustificadas, sem o devido respaldo de estudos que evidenciem suposta falha de mercado ou risco ao consumidor ou à sociedade”.

A expectativa é que o projeto seja alterado no Senado. “A pressão popular junto ao Senado é a nossa prioridade. É possível reverter, até porque a opinião pública não foi levada em consideração. Foi uma opinião de classe. Então existe um campo de mobilizar as pessoas que acreditam que estão sendo bem atendidas”, disse o representante da Cabify.

A americana Uber, que já opera em 40 cidades brasileiras, possui 13 milhões de usuários ativos (pessoas que usaram o aplicativo pelo menos uma vez nos últimos três meses) e mais de 50 mil motoristas no país. A espanhola Cabify pretende investir US$ 200 milhões este ano para expandir suas operações no país e está presente em São Paulo, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília, possuindo 1,5 milhão de usuários e 100 mil motoristas cadastrados. A brasileira 99, que nasceu como empresa focada no setor de táxis e hoje também trabalha com transporte privado, possui 200 mil motoristas, incluindo todas as categorias de serviços.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...