15 perguntas para Flávio Rocha, João Amoêdo e outros pré-candidatos liberais

A campanha eleitoral de 2018 entrará para a história como a que terá a maior quantidade de candidatos que se apresentam como liberais. Mas… são liberais mesmo?

Há algumas semanas, um representante do Partido Novo me procurou. Queria me conhecer. Conversar comigo.

Resumindo, ele disse que não tinha posição definida sobre porte de arma, que o cristianismo é uma grande desgraça da sociedade e que respeita o socialista fabiano Geraldo Alckmin.

Voltei para casa com uma pergunta na cabeça: esse é o tipo de liberal que está preenchendo os partidos que se dizem liberais?

Para esclarecer isso, convido Flávio Rocha, João Amoêdo e outros liberais que desejam se envolver com a política a responderem quinze perguntas básicas.

1 – Como sabemos, o liberalismo rejeita todo tipo de interferência estatal nas relações de mercado, excluindo, portanto, a ideia de programas econômicos baseados em concessão de crédito subsidiado para determinados setores da economia. Considerando isso, vocês defendem a ideia de que o BNDES deve ser extinto e todos os bancos estatais devem ser privatizados?

2 – Falando em privatização… Vocês defendem a privatização de todas as empresas estatais, incluindo Petrobrás e Correios, bem como estatais estaduais?

3 – O modelo de privatização que vocês defendem diz que o governo deve manter alguma participação acionária e representantes nos conselhos administrativos das empresas?

4 – O Brasil é uma das economias mais fechadas, reguladas e burocratizadas do mundo. Quais medidas práticas e objetivas deveriam ser tomadas para reverter essa situação?

5 – O caos na segurança pública do Rio de Janeiro deixa evidente a incapacidade do estado em lidar com a violência urbana. A concentração de poder no estado enfraqueceu os cidadãos honestos e pequenas empresas, que se tornaram reféns da bandidagem. Diante disso, vocês defendem que as pessoas tenham pleno direito de portar armas para defender suas famílias, suas propriedades e a si mesmas; e também maior liberdade para criarem ou contratarem aparatos de segurança privada para defenderem suas ruas, bairros, etc?

6 – Ainda dentro dessa pauta, temos o tráfico de drogas. Há quase um século, todos os países do mundo vêm tentando acabar com um mercado que só existe porque muitas pessoas querem consumir drogas. Nenhum obteve sucesso. O melhor que se conseguiu foi legalizar a maconha em alguns países, cujos resultados estão sendo positivos. Considerando que o liberalismo diz que o estado não deve julgar as escolhas dos indivíduos, vocês defendem a ideia de que a produção e o comércio de drogas devem ser liberados, interrompendo, assim, a queima de montanhas de dinheiro numa guerra que gera nada além de violência e injustiça?

7 – Considerando que o assistencialismo estatal cria uma classe social de pessoas dependentes do governo, sem motivação e responsabilidade individual, vocês pretendem manter os programas criados pelos governos socialistas anteriores?

8 – Cada pessoa nasce com uma determinada condição física e ao longo da vida estabelece hábitos que potencializam ou não o surgimento de doenças ou a possibilidade de acidentes. Considerando isso, todo sistema de saúde oferecido pelo governo é injusto e autoritário, já que obriga umas pessoas a sustentar o tratamento de outras com as quais elas não têm qualquer relação. No liberalismo, a solidariedade deve ser privada e voluntária. Ou seja: pessoas é que devem, voluntariamente, ajudar outras pessoas de forma individual ou por meio de associações privadas. No socialismo, o governo é que deve fazer isso por meio de leis e cobrança de impostos. Diante disso, o que o governo deveria fazer para aumentar o acesso dos brasileiros mais pobres a tratamentos médicos de qualidade?

9 – Como sabemos, a “cultura” patrocinada pelo governo é o principal vetor de promoção do socialismo. A esquerda exige que o governo financie artistas para que eles propaguem a ideia de que todas as relações privadas devem ser controladas pelo estado. Como se fosse pouco absurdo, isso isola os artistas independentes e/ou críticos ao governo; e ainda insulta a própria cultura que, de fato, é muito maior do que a tal “classe artística” que tem espaço na grande mídia. Sendo assim, vocês defendem a extinção de todo e qualquer financiamento e programa de incentivo estatal à cultura?

10 – O socialismo defende a “educação pública e de qualidade”, o que, na prática, significa a imposição de um modelo de doutrinação em massa, onde todos os cidadãos são instruídos a obedecer e servir o governo. Os liberais, como sabemos, defendem a educação privada e livre de regulações, para que cada pessoa e família possa escolher o modelo de ensino mais adequado às suas condições, necessidades e desejos. Qual a opinião de vocês sobre o tema?

11 – Lembrando que toda discriminação racial e sexual começa com a avaliação das características das pessoas, vocês acham que o estado deve promover qualquer tipo de sistema de cotas para “negros”, gays e outras “minorias”?

12 – No Brasil, o poder municipal foi esvaziado pelo governo federal, obrigando a maioria dos municípios a mendigar dinheiro em Brasília para realizar qualquer obra mais cara. Considerando que a descentralização do poder e do dinheiro dos pagadores de impostos é um princípio liberal, como vocês acham que isso deveria ser feito?

13 –  Sob a ótica liberal, todas as organizações privadas devem ser sustentadas com recursos privados recolhidos sem qualquer tipo de coerção. Diante disso, vocês acreditam que o estado deve financiar partidos políticos, ONGs, sindicatos e “movimentos sociais” como o MST?

14 – Se os princípios liberais citados acima forem implantados, não haverá mais justificativa para a cobrança de tantos impostos e para a existência da maior parte da máquina estatal. Diante disso, vocês acham que o governo deveria lançar um programa concreto e objetivo de extinção de ministérios, órgãos e agências do governo, assim como um programa radical de redução de impostos?

15 – Durante a campanha eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro, em 2016, Marcelo Freixo disse que existe dose segura de crack. Converto essa afirmação numa pergunta: existe dose segura de socialismo?

29 COMENTÁRIOS


  1. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Ramalho Coelho - Pré-candidato ao Governo do Estado do Ceará

    1. SIM
    2. SIM
    3. NÃO
    4. PRIVATIZAR; FECHAR AGÊNCIAS REGULADORAS; INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA PARA DESBUROCRATIZAR ALGUNS PROCESSOS.
    5. SIM. TAMBÉM PROPONHO O “CIDADÃO-POLICIAL”, CIDADÃOS COM HISTÓRICO DE BOA-FÉ E QUE TENHAM CREDIBILIDADE AO FAZER DENÚNCIAS ÀS FORÇAS POLICIAIS.
    6. GUERRA ÀS DROGAS, MAS NÃO CONTRA INDIVÍDUOS. INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO BÁSICA. COMBATE CONTRA AQUELES QUE TRAFICAM PARA CRIANÇAS. LIBERDADE PARA ADULTOS E ESPERAR QUE O VÍCIO MORRA ANTES DELES. DEIXO UMA RESSALVA: COMO CRISTÃO, LAMENTO VER FAMÍLIAS QUE SOFREM COM PARENTES USUÁRIOS DE DROGAS; E, LIBERANDO OU NÃO, OS RESULTADOS SÃO SEMPRE DESANIMADORES.
    7. NÃO. APESAR QUE SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, SÃO SEMPRE UMA FORMA DE ASSISTENCIALISMO, QUE TRAZEM MAIS PRIVILÉGIOS DO QUE DIREITOS.
    8. ESSA É DIFÍCIL! ALGUNS TRATAMENTOS SÃO CUSTOSOS E COLOCAM AS PESSOAS POBRES EM UMA SITUAÇÃO COMPLICADA. ACREDITO QUE COM LIBERDADE ECONÔMICA, MENOS IMPOSTOS E MENOS REGULAÇÃO, A SAÚDE GANHA MAIS ESPECIALIDADES E OS CUSTOS MÉDICOS DIMINUEM. SE A EQUAÇÃO ESTIVER CORRETA, O RESULTADO SERÁ UM INVESTIMENTO DIRECIONADO PARA AS PESSOAS QUE REALMENTE PRECISAM DAQUELE TRATAMENTO MÉDICO, E UMA MELHOR PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA.
    9. NO CEARÁ MINHA IDEIA É UNIFICAR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA, COM A CLARA INTENÇÃO DE CORTAR GASTOS. CULTURA É UM GOSTO PESSOAL DE CADA UM. COM LIBERDADE ECONÔMICA E MENOS IMPOSTOS, AS OPÇÕES AUMENTAM E OS CUSTOS DIMINUEM. SÓ UM ARTISTA MUITO RUIM NÃO SOBREVIVE A ESTE CENÁRIO.
    10. A RESPOSTA A ESTA PERGUNTA PEGA CARONA NA RESPOSTA QUE EU DEI NA QUESTÃO NOVE. FAÇO OUTRA RESSALVA: TALVEZ A PARTE MAIS DIFÍCIL SEJA A TRANSIÇÃO DE UM MODELO PARA O OUTRO, E O BATALHÃO DE “INDIGNADOS” QUE SE FORMARÃO.
    11. NÃO. AS PESSOAS PLENAS DE DIREITOS E QUE MERECEM ATENÇÃO SÃO CRIANÇAS, IDOSOS E DEFICIENTES. TRABALHO COM TURISMO NO CEARÁ E DIGO EM VOZ ALTA: “NÃO EXISTE ESTE NEGÓCIO DE PRECONCEITO”; EXISTEM OS CONFLITOS NATURAIS EM QUALQUER RELAÇÃO DO DIA A DIA, MAS QUE SÃO RESOLVIDAS COM DIALOGO E HONESTIDADE.
    12. EMANCIPAR ERA PARA REPRESENTAR “ANDAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS E PRODUZIR COM AS PRÓPRIAS MÃOS”. O GOVERNO FEDERAL CRIOU UM GRANDE PROBLEMA AO EMANCIPAR MUNICÍPIOS QUE NÃO POSSUEM CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE. LAMENTO, MAS AINDA NÃO TENHO UMA IDEIA CLARA PARA REVERTER ESTA SITUAÇÃO.
    13. O ESTADO NÃO DEVE FINANCIAR.
    14. COM CERTEZA! MANTER UM SERVIÇO QUE NÃO SE USA E QUE QUANDO SE PRECISA NÃO SERVE, É O CAMINHO PARA O EMPOBRECIMENTO GERAL. NO CASO DO BRASIL, ESTES SERVIÇOS SE TORNARAM UM MONSTRO CHUPADOR DO SUOR DOS QUE REALMENTE CRIAM RIQUEZA.
    15. EM UM AMBIENTE LIBERAL, ENTRE OS QUE CRIAM RIQUEZA, ESTES SIM PODEM, POR QUÊ NÃO, SOCIALIZAR SUA RENDA.


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      ED LOPES

      que retrocesso… mais do que já temos… ou seja, nada!! Não tem preparo para dirigir uma picape quem dira um estado em processo de deteriorização.


  2. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Patrick

    Parabéns, a 15 fechou com chave de ouro. Também me arrepia quando o Amoedo fala que o estado tem que focar em saúde, educação e segurança, mas fazer o quê, é um longo caminho.


  3. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Gustavo Bichara

    Muito bom questionário. Quem questionou sobre a isenção de impostos para instituições religiosas ou liberação das drogas não entende de fato os conceitos básicos de liberalismo.

    As instituições religiosas já são financiadas pelas doações privadas e voluntárias. Um liberal não pede que estas sejam taxadas como todos nós. Ele pede que todos nós tenhamos isenções como as igrejas.

    Álcool é droga, nicotina é droga, morfina é droga. Todas liberadas para venda e consumo com algumas restrições MÉDICAS ou não. Cada um faz sua escolha. Quer se drogar até morrer? Vai com Deus! Quer se tornar fornecedor? Empreenda! Quer se internar numa clínica para dependentes? Interne-se, mas com seu dinheiro. Sem dinheiro dos pagadores de impostos.
    “Ah, mas vamos ter milhões de zumbis pelas ruas.” Da mesma forma que temos alcoolizados, né?


  4. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Alex

    As perguntas são ótimas,mas acho que as respostas não virão e, se vierem, serão genéricas e evasivas.
    Amoedo viveu do Itaú, banco que mama dinheiro público e usa influência para asfixiar o livre mercado.
    Flávio Rocha é presidente da Riachuelo, empresa que mamou no BNDES e que “insere” cobranças por “serviços” diversos não autorizados nas faturas de seus clientes, maioria pobres.
    Ambos seguiram ATÉ HOJE o velho ditado dos falsários: “faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço”.
    Liberdade e mamadeiras estatais para nossas empresas; leis e cobranças para o povão (entre elas a “contribuição” previdenciária OBRIGATÓRIA, que funciona mesmo como imposto).
    Como confiar?


  5. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Bernardo

    Acho complicado vc citar um “representante do partido NOVO”, sem citar o nome. Perde toda a credibilidade, pois claramente o q este suposto representante falou esta TOTALMENTE desalinhado com o q é pregado pro partido.

    As vezes era só mais um recente filiado e vc só quis fazer sensacionalismo… então sugiro mais cuidado.


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      João César de Melo

      Não há a menor razão para citar o nome da pessoa. Até porque, a própria já me falou que seus colegas de partido sabem. Quem tem que provar credibilidade são voces. Não eu.


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      Rejanio

      Bingo!


  6. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Francisco Novellino

    Gostei do conjunto das perguntas. E as respostas, quando a teremos? Só uma observação: sou filiado ao NOVO e postulante a uma vaga de Deputado Federal pelo RJ. Posso afirmar que as preferências quanto a costumes dentro do Partido é bastante abrangente. O que nos une é a convicção na força do livre mercado, o exercício da política para servir à sociedade (e não o contrário), a honestidade e transparência no trato da coisa pública e a redução do peso do Estado sobre o cidadão – para citar as mais relevantes. No que diz respeito à prática do aborto, da liberação das drogas e da união homoafetiva, o espectro é grande.


  7. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Alexandre Fetter

    A pergunta de número 6, referente às drogas, fundamentou-se em premissas pouco convincentes. Não há consenso nelas. Não são verdades absolutas e peremptórias.


  8. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Adam

    Apesar de eu achar q vc está fazendo uma provocação ao Partido Novo, fale-nos quem é esse “representante” para que o Partido possa tomar as devidas providências. Senão me engano o processo seletivo ainda está em aberto. Poderia tentar concorrer a uma vaga pelo partido.


  9. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    El Barto

    Na pergunta 13 vocês se esqueceram de falar do fim da isenção de impostos para toda e qualquer instituição religiosa. Elas também deveriam se financiar privadamente não?


  10. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Gustavo

    considerando a motivação do questionário, ficou faltando uma pergunta sobre liberdade religiosa


  11. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Gustavo

    6 – a tal guerra ao tráfico nunca foi feita efetivamente, até agora só fizeram firula pra agradar gregos e troianos, combateram com pulso mole.. o porque disso é outra questão.. mas não dá pra dizer que foi perdida uma guerra que nem foi travada.. e também há controvérsias sobre o sucesso da liberação da maconha nos países aonde isso aconteceu


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      Rodrigo B. Oliveira

      Exato, Gustavo! Tirando essa pequena parte, onde não há respaldo científico para afirmar que “…O melhor que se conseguiu foi legalizar a maconha em alguns países, cujos resultados estão sendo positivos.”, o restante das perguntas está excelente!
      Já li muitas pesquisas, principalmente na Holanda, afirmando que mesmo a liberação das drogas não acabou com o tráfico e, pior, promoveu o “turismo das drogas e prostituição”!


  12. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Carlos Teixeira

    Nessa história toda somente uma única coisa me preocupa (e muito): a liberação das drogas. Liberar isso é algo que eu não vislumbro como sendo justo para a sociedade, uma vez que drogas mais pesadas (como a heroína e o crack) reduzem o usuário a um zumbi. Daí para o crime é pouca a distância. Vejo todos os dias nas “cracolândias” daqui do Rio usuários assaltando (inclusive de forma violenta) para sustentar o vício. E aí? Como fica isso, senhores liberais?

    Todo o resto eu concordo plenamente.


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      Amanda

      Que sejam combatidos os crimes com vítima, e não coisas que podem talvez gerar um crime.


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      Gustavo

      Certa vez eu li um artigo de um neurocientista que dizia que algumas pessoas tem problemas com seus reguladores de dopamina, por isso se viviam em drogas.

      Claro, existem drogas que tem um potencial maior do que outras para tornar viciado. O efeito do crack eh semelhante ao da cocaína e de algumas drogas prescritas e possuem o mesmo potencial destrutivo.

      A gente vê o crack como um demônio que transforma as pessoas em zumbis, mas quem procura o crack hoje em dia já está na espiral de autodestruição, ou seja, já tende a procurar uma droga pra sair da realidade: geralmente pessoas desesperadas para ter um momento de felicidade induzida por drogas ou desesperada para fugir da realidade insuportável que vivem


    • Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
      César Ribeiro

      Os “Zumbis” assaltantes seriam presos, e nesta condição não teriam acesso às drogas. Os custos da droga seriam fortemente reduzidos e com isso poderiam ser cobrados impostos nessa substituição, suficiente para custear clínicas de recuperação.


  13. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Francisco Marzano

    Onde estão as respostas?


  14. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Marco Machado

    O Brasil pra fazer uma reforma liberal precisa antes de uma reforma estrutural. Para isso, precisa fazer 3 coisas básicas:
    Voto impresso;
    Voto distrital;
    Implantação do parlamentarismo.

    Sem isso, o resto é perda de tempo.


  15. Deprecated: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5211
    Luis Antonio Galbiatti

    Por mais que eles falem,nada farão para mudar a situação do País.O Brasil continuará sendo este Estado paquidérmico e atrasado que sempre foi.Dá desgosto de ver os tipos de candidatos a presidente que temos.Pobre Brasil!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here