Cristiano Castilho, jornalista freelancer do jornal Folha de São Paulo, publicou em seu Facebook uma carta aberta onde culpa tudo e todos – menos os assassinos – pelo homicídio de Marielle (o motorista, igualmente morto no crime, foi esquecido). Esta é a minha resposta a ele e a outros que utilizaram a morte da vereadora para fazer militância política:
Carta aberta a você, Cristiano Castilho, e a outros que usaram um assassinato para fazer politicagem barata.
Não, não sou responsável pela morte da Marielle. Somente os criminosos que a mataram são responsáveis pelo crime.
Não, quem bateu panela não é responsável pela morte dela. E muito menos tinha “medo de gente”, mas sim de mais desemprego, inflação e caos no país.
Quem acha que bandido bom é bandido morto também não é responsável pela morte dela, mesmo que se discorde desse ponto de vista. Os responsáveis, de novo, são os assassinos. E apenas eles.
Isto também serve para quem estereotipa seu contraponto político, para quem é incoerente, para quem tatua deus no corpo ou não, para quem é humanista ou não, para quem elegeu o prefeito a, b ou c.
Nenhum deles é responsável pela morte de Marielle. Os assassinos e apenas eles são os responsáveis.
Quem defende o uso de armas deseja que pessoas como Marielle e seu motorista possam ao menos ter a chance de, talvez, continuarem vivos. Como você pode perceber pelo próprio crime, quem deseja matar alguém não está preocupado com a lei de desarmamento.
Quem usa filtro no vidro do carro também não matou Marielle, quer apenas tentar reduzir um pouco a chance de ser alvo do próximo crime. O carro onde ela estava, aliás, também tinha filtro no vidro. A realidade é bem diferente da caixinha quadrada de militância.
Quem assiste Datena com a família também não matou Marielle. Pelo contrário, geralmente estas pessoas vibram quando bandidos homicidas como aqueles que tiraram a vida da vereadora (e de seu motorista, sempre bom lembrar) são mortos. Gente de bem não quer a morte de gente inocente.
Eu poderia dizer que gente que glamoriza bandidos, tira a culpa dos criminosos para colocá-la na “sociedade” ou em alvos pré-estabelecidos e defende direitos humanos apenas para criminosos, como a esquerda brasileira faz constantemente, é quem matou Marielle. Mas isto seria falso: apesar de vocês adorarem um bandido, vocês também não mataram Marielle, foram aqueles que vocês tanto defendem que o fizeram.
Todos aqueles que você diz que “mataram” Marielle gritam e clamam por justiça e segurança há anos, Cristiano. Ao contrário de pessoas como você, eles sabem que se mata e se morre como em uma guerra diariamente neste país. Eles não descobriram que existe criminalidade apenas quando uma vereadora com a qual se identificam politicamente foi assassinada, eles a vivenciam diariamente.
Na próxima, Cristiano, talvez seja melhor você adotar o silêncio ao invés de falar sobre o que sequer conhece e utilizar um cadáver para a sua militância barata. Seria esplêndido.

Que os assassinos são vitimas que não devem ser criminalizados. PS666: escuta uma musica pra descontrair…
repararam como a mídia e psolistas só aceitam prejulgamento de um lado e não de outro? ninguém criticou o prejulgamento na imediata atribuição do assassinato à PM, nem no coro entoado pelos militantes no velório “nao acabou, tem que acabar, eu quero o fim da polícia militar”
Muita imbecilidade e aproveitar-se de um crime pra politizar e dizer que Fora PM…agora vão dizer o que?? Que ja se tem ideia de quem seja…enjoou
Agora tomem
o que a bandeira gay tem haver, tudo que acontece nesse país a militância política de ESQUERDA implantam suas pautas de suas agendas, eles acusam tudo e todos menos aos bandidos cujo quais defendem com unhas e dentes, os tais vitimados por essa sociedade. Parabéns, faço suas palavras as minhas, cansado dessa esquerda.
Parabéns,falou tudo que eu gostaria de dizer.
Adorei o seu site muito interessante. Vou acompanhar mais vezes suas postagens. um beijo da Déia
Comentário inteligente e correto! Nós não somos os culpados (jamais!) pela morte dessa moça.Quem deveria ser acusado desse crime,além dos assassinos é claro,são justamente os que enfiaram na cabeça dessa coitada uma ideologia besta,sanguinária e criminosa! Fosse ela uma pessoa que simplesmente estivesse ajudando os favelados certamente ninguém faria esse escândalo todo que fizeram.Mas como militante esquerdistas,agora querem transformá-la em mártir como sempre fazem.Não usem a morte dessa menina como desculpa para culparem todo mundo.Sejam pelo menos um pouquinho honestos e respeitosos com ela!! Os assassinos é quem são realmente os verdadeiros culpados mas também eu culpo esses militantes esquerdopatas que enchem a cabeça das pessoas de ideias retrógradas e as jogam contra todo mundo e no final quem paga com a vida são pessoas que poderiam estar hoje VIVAS E EM PAZ! Essa esquerda maldita,ordinária e criminosa só quer uma coisa: SANGUE! E estão conseguindo graças a atuação de uma classe política de bandidos e de uma imprensa COMPLETAMENTE PODRE! Que Deus tenha piedade de nosso povo,porque eu pessoalmente já não espero mais nada desse país.O Brasil já esta morto,em decomposição mas continua insepulto! Lamentável!
Severino, sábias palavras. Se tentasse, não conseguiria me expressar melhor do que este texto extremamente sensato e que espelha a crença de uma parcela da população que está órfã de seus direitos mínimos, tal qual um pingo de espera! Aceite meu abraço fraterno.
Muito bom o conteúdo de sua explanação, completou o texto acima e o meu raciocínio foi rematado.
Parabéns aos dois.