DOE

A foto de Ano Novo e os velhos preconceitos

Circula na internet a imagem do fotógrafo Lucas Landau retratando um menino assistindo à queima de fogos da virada do ano em Copacabana. O menino é de tez negra e está só, com uma bermuda escura, parado com água do mar até o joelho, enquanto atrás de si um grande número de pessoas de branco, boa parte de tez clara, comemora. Olha fixamente para cima, deslumbrado.

Esta fotografia passou a circular com textos maiores ou menores tecendo críticas ao racismo brasileiro, à sociedade excludente e outros sermões recheados dos clichês do politicamente correto.

Ninguém sabia nada do menino, e o próprio fotógrafo disse isso, só conhecia a idade.

Informalmente, ouvi dizer que tem família, sim, e não é de rua.

A primeira vez que vi a imagem me pareceu um menino deslumbrado com a queima de fogos, encolhido por estar molhado e com frio. Nem me ocorreu todo o drama criado pela fértil imaginação dos justiceiros sociais.

Essa foto faz emergir o verdadeiro preconceito de quem foi condicionado a ver numa criança negra a figura de um menor abandonado. Já despido de qualquer imparcialidade, esse guerreiro das mídias imprime à imagem um histórico que nunca houve, ignorando a individualidade daquele que é retratado.

E, quando confrontado com a verdade, nega-a, dizendo: “não é, mas poderia ser”.

Pouco importa que o menino tenha família e casa, que estivesse ali apenas se divertindo, em uma travessura própria de infantes. Como disse uma amiga carioca, criança vai à praia curtir a onda, não fazer brinde, nem se preocupa com roupa. Isso é coisa de adulto e, o mais das vezes, turistas. No Rio cada um se veste como quer para ir à praia.

O perigo do justiceiro social é esse, ignorar as individualidades e transformar pessoas únicas em alimento ideológico para a massa.

O racismo existe, sim, e é ainda mais recrudescido ao se criar a oposição, ao se fomentar o ódio e o justiçamento politicamente correto como se fosse amor e igualdade.

Essas visões cheias de preconceito deixam claro o perigo dessa gente de boas intenções que acredita saber o que é melhor para você e para mim, mesmo contra nossos interesses e vontades. São acusação, julgador e carrasco, com sentenças previamente lavradas esperando a oportunidade de encaixar alguém nelas e descer a guilhotina.

Nenhuma individualidade será perdoada fora do coletivo.

Esse apartar-se da realidade torna cada dia mais remota a chance de se fazer algo de concreto com relação aos problemas brasileiros. O mundo nunca irá se adequar às ideologias, que o digam os milhões de mortos para justificar as ideias de uns poucos que, por óbvio, morreram na cama, e não de fome ou num campo de concentração.

Enquanto não houver compromisso de enxergar a verdade e tratar os fatos como fatos, sem fantasiá-los para se encaixarem na lisérgica cartilha que se insiste em seguir, pessoas como o menino da foto continuarão a servir de alimento no altar de Moloch.

Conhecer os fatos deve preceder qualquer tipo de julgamento, e, quanto menos passional a visão, mais imparcial será a medida. É preciso paciência e fé para esperar coerência e compromisso com a verdade.

Por um Brasil onde meninos possam ser meninos, onde cada um possa ser quem nasceu para ser, e vestir-se como quiser, e olhar o céu como quiser, sem ser julgado por sua cor, por sua roupa ou por seu deslumbramento diante da vida.

Foto de Ano Novo do fotógrafo Lucas Landau

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...