DOE

Três mulheres exemplificam como a CLT prejudica as mulheres

Nos últimos dias discuti, em meu perfil pessoal e neste artigo, a farsa do “gap salarial” entre homens e mulheres. Há, entretanto, diferenças reais entre homens e mulheres no mercado de trabalho brasileiro criadas artificialmente pela CLT (para um exemplo, leia este texto).

Três comentários de mulheres nos posts que fiz sobre o tema exemplificam isso:

  1. “Darei minha opinião de mulher que foi empregada e depois deu emprego. Minhas experiências profissionais na minha área, que é a tributária, sempre me demonstraram que as mulheres são as mais comprometidas e que gastam mais tempo com estudo, logo, por consequência natural, são melhor remuneradas. No meu mundo, como empregada, nunca senti machismo. Como empregadora a coisa mudou de figura. Me incomodava muito a legislação trabalhista. Confesso que me sentia incomodada em contratar mulheres, especialmente na faixa dos 20 anos, por conta do risco de gravidez e de me deixarem na mão em projetos importantes. Novamente não vejo machismo.”
  2. “Há alguns anos eu era quase uma feminista e como eu era muito eficiente, sempre rejeitei a ideia de que mulheres não trabalhavam tanto e tão bem quanto os homens. Decidi dar prioridade a contratação de mulheres até chegar perto de ter 50% de cada sexo. Essa ideia idiota quase me faliu. Os times eram cheios de ‘picuinhas’, pouco efetivos e sempre tinha alguém que abandonava o barco no meio de um projeto importante pra licença maternidade. A produtividade caiu pela metade. Claro que ter filhos é direito de cada um, mas não contratar alguém que vai me deixar na mão também é meu direito. Hoje tenho mais de 90% de homens e a empresa vai muitíssimo bem: são 120 funcionários na Suíça e mais de 2500 no Brasil. Hoje, como mãe, vejo que nossa eficiência é comprometida seriamente, pois nossa mente está nos filhos e nossas prioridades são outras. No final, o que conta é o lucro, construí uma empresa pra isso. Caridade eu faço em outro lugar.”
  3. “Em minha empresa emprego 8 pessoas, é bem pequena, mas em 3 anos tive 8 funcionárias grávidas! No momento estou com 2 grávidas e 1 em licença maternidade. É óbvio que daqui pra frente só lésbicas ou gays.”

Três exemplos de que devemos combater o que realmente atrapalha as mulheres no mercado de trabalho – a legislação fascista chamada CLT – ao invés de gastarmos tempo com babaquices da “torre de marfim” acadêmica como “gap salarial”. Como disse outra mulher que trabalha no setor de educação: “A maioria dos colegas homens que lecionam dão mais aulas do que as mulheres, logo, ganham mais. Nunca vi uma empresa colocar um anúncio ‘salário de homem é X, salário de mulher é X menos'”.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...