DOE

A meritocracia não existe: o que existe é o mérito de atender melhor às outras pessoas

Todo mundo tem algum tio ou avô que já falou, pelo menos alguma vez, em meritocracia. Muitas vezes saudosistas e de idade já avançada incham o peito e dizem que “com trabalho duro, boas recompensas veem” e afirmam orgulhosamente sobre o quanto labutaram para chegar onde quer que estivessem.

Essa fala não é de todo mentirosa. Evidentemente, quem não possui valor nenhum – ou seja, não é capaz de ser útil de maneira alguma aos outros – o que se entende por ser um incompetente ou um vagabundo, dificilmente decolará na vida ou conseguirá qualquer ascensão. Bilionários são a classe social que mais trabalha no mundo (a maioria trabalha 60 horas por semana) e dificilmente conseguiriam chegar onde chegaram ou sequer manter suas atuais condições se fossem vagais.

Infelizmente – ou felizmente, seguindo as regras naturais do mercado – não é assim que a coisa funciona. Semelhantemente a todo tio meritocrático que temos, todos temos aquele primo que luta, luta e não sai do lugar. Chega a ser deprimente: a pessoa é cheia de entusiasmo, entra em todo tipo de empreitada promissora, e acaba fracassando retumbantemente, sempre.

Ao que parece, a meritocracia nem sempre funciona e nem sempre deixa de funcionar. Racionalmente, cria-se uma regra que envolve sorte, habilidade e uma rede de contatos apropriados para cada situação, o que explicaria o sucesso ou insucesso de cada um. Empiricamente, a resposta é bem mais simples: a meritocracia não existe.

A explicação para a ilusão meritocrática está na própria mecânica das atribuições de valor que cada sujeito e que a coletividade faz, mas resolvo aqui pegar o bom e velho exemplo de Megazord. O Megazord é um robô gigante de combate, imortalizado pelo seriado Power Rangers, que só é formado quando em situações de grande perigo. Paralelamente a isso, o Megazord no nosso mundo é inútil: ele é desengonçado, lento e fácil de se acertar.

“A riqueza é a capacidade do homem de pensar”(ayn rand)

Agora, imaginemos que uma pessoa, sozinha, gaste cinquenta anos de sua vida construindo um gigantesco Megazord. De segunda a segunda, faça chuva, ou faça sol, lá está o cidadão, martelando e parafusando as pesadas peças de metal que compõem o ciborgue. Ao fim de sua vida, ele terá duas coisas: todo o esforço que realizou para construir a máquina, e a máquina em si, sem valor nenhum. Ou seja, o indivíduo, sobremaneira, esforçou-se; no entanto, uma vez que o produto de tal esforço não tenha valor objetivamente monetário, todo seu esforço foi em vão: seu esforço de nada valeu, e ele passará o resto de sua velhice às moscas.

Esse é um exemplo bobo, mas elucidativo, de como a teoria da subjetividade do valor também se aplica a nossa noção de esforço e mérito, bem como anula a mais-valia marxista: não importa quantas horas se trabalhe, quanto se sue, quanto sangue se derrame: um trabalho sem valor considerado resultará algo inútil e tão sem valor quanto; ao passo em que trabalhos que exigem menos horas, como minerar um diamante e vendê-lo, geram muito mais riqueza. É por isso que alguns profissionais ganham mais do que outros por hora trabalhada: seguindo as demandas de mercado, algumas funções são mais escassas; outras, menos. A hora do neurocirurgião é mais cara do que a hora do catador de lixo; mas se algum dia tivermos mais neurocirurgiões do que catadores de lixo, este ganhará mais do que aquele.

Voltando ao homem que construiu o Megazord, uma coisa é certa: embora todo seu esforço tenha logrado inútil, ele ainda pode fazer uma exibição da sua obra aos fãs de Power Rangers e ganhar dinheiro com isso. O único que não ganha dinheiro nenhum é aquele que fica de pernas para o ar sem fazer nada.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...