DOE

Como o liberalismo fez a Austrália crescer por 25 anos consecutivos sem crises

A Austrália chegou à marca de um quarto de século de crescimento sem recessão na última sexta-feira (1º), um recorde que elevou seu padrão de vida e o tornou um dos melhores do planeta. A última recessão sofrida pelo país aconteceu em 1991. A Austrália está a caminho de ultrapassar o recorde estabelecido pela Holanda na era moderna, com 26 anos de crescimento consecutivo entre 1982 e 2008.

“Boa parte do sucesso se deve a reformas liberais que foram adotadas nos anos 80 e 90, para tornar a economia australiana mais flexível”, disse Paul Bloxham, economista do banco HSBC. “Elas incluíram forte redução de tarifas, desregulamentação do mercado de trabalho, câmbio livre para o dólar australiano e desregulamentação do sistema financeiro”.

Bob Hawke, primeiro-ministro da Austrália entre 1983 e 1991, diz que foi desafiado a promover reformas por Lee Kuan Yew, então primeiro-ministro de Cingapura, que alertou que a Austrália seria “o lixo branco pobre” da Ásia se não abrisse sua economia.

O economista Saul Eslake diz que a criação de um regime de política monetária altamente confiável pelo Banco de Reserva da Austrália conseguiu manter a inflação em sua meta de 2% a 3% ao ano e foi crítico para o sucesso.

“Foi o único nos países desenvolvidos que não cometeu o erro de deixar as taxas de juros baixas demais por tempo demais no começo dos anos 2000″‘, ele disse. “Essa é uma grande razão para que a Austrália não tenha sofrido contração no mercado habitacional ou uma crise financeira interna em 2007-2009, quando tantos outros países ocidentais o fizeram”.

Ao contrário de muitas das demais economias ocidentais, a Austrália manteve a disciplina fiscal no final dos anos 90 e começo dos 2000, com o então primeiro-ministro John Howard gerando superávits orçamentários em 10 dos 11 anos até 2007-2008.

A disparada na demanda da China por minério de ferro, carvão e outros minerais, nas duas últimas décadas, também melhorou os termos de comércio internacional da Austrália e elevou sua renda.

A alta imigração e o rápido crescimento populacional ajudaram a Austrália a apresentar desempenho superior ao de outras economias ocidentais e escapar da recessão. Isso ajudou a alimentar um boom na habitação nos últimos três anos, o que deu sustentação à economia durante uma prolongada queda no mercado de commodities.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...